CICCOPN dá formação a profissionais da construção que trabalham na Suíça
O projecto resulta de um protocolo entre a Sociedade Suíça dos Empresários da Construção, o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas e o IEFP, no qual o CICCOPN é responsável pela organização e implementação do curso há cerca de 16 anos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A edição de 2023 do projecto Portugal-Suíça arrancou em Janeiro, dando continuidade a uma tradição de mais de três décadas. Resultante de um protocolo entre a Sociedade Suíça dos Empresários da Construção, o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, este projecto consiste na oferta de formação a trabalhadores portugueses que actuam no sector da construção civil na Suíça. O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) é o responsável pela organização e implementação do curso há cerca de 16 anos.
Nesta edição, que contou com duas turmas e um total de 38 trabalhadores, foi disponibilizada formação de aperfeiçoamento em alvenarias, cofragens e armaduras, bem como de canalizações e entivações, totalizando 320 horas de formação. Este curso, que utilizou materiais provenientes da Suíça para os trabalhos práticos, dá aos participantes a oportunidade de melhorarem as suas competências, para se tornarem trabalhadores qualificados, o que lhes garante a evolução profissional e salarial após o regresso aos locais de trabalho.
Durante a formação, a 14 de Fevereiro, um grupo de técnicos suíços visitou o CICCOPN, para acompanhar o andamento do projecto. Essa comitiva, composta por representantes do Parifonds Bau (Fundo Paritário para a Indústria da Construção Civil), apresentou informações relevantes sobre o sector da construção na Suíça, incluindo dados sobre a contratação de trabalhadores portugueses e as mudanças no contrato colectivo de trabalho desse sector. No final da edição de 2023 do projecto Portugal-Suíça, a 24 de Fevereiro, os formandos das duas turmas receberam os respectivos certificados de participação.