CORUM Eurion reforça carteira de activos em Espanha e Itália
As duas plataformas logísticas de última geração foram adquiridas pelo fundo CORUM Eurion. Lançado em 2020, este fundo, com certificação ESG, está presente em sete países da Zona Euro, entre eles Portugal, onde adquiriu recentemente as instalações industriais em Benavente da Fusion Fuel

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A CORUM Asset Management chegou a acordo para a aquisição de duas plataformas logísticas de última geração, uma em Espanha e outra em Itália, ambas arrendadas à Amazon. São adquiridas pelo fundo CORUM Eurion que prossegue a sua estratégia de investimento em imóveis de elevada qualidade, com arrendatários sólidos, permitindo-lhe gerar retornos atractivos para todos os aforradores.
A plataforma logística adquirida em Espanha está localizada em Tarragona, cidade portuária a sul de Barcelona, no Parque Industrial de Constantí. Em Itália, as instalações de logística localizadas em Udine, cidade entre os Alpes e o Mar Adriático, próxima da fronteira com a Eslovénia.
“Estas são duas plataformas logísticas de nova geração, que iniciaram a operação em 2021. São imóveis de grandes dimensões, ajustados às necessidade de um arrendatário líder no fervilhante mercado de e-commerce, a Amazon”, refere José Gavino, diretor da CORUM Investments em Portugal.
“Estes activos, adquiridos pelo CORUM Eurion, juntamente com este arrendatário, tornam este um investimento de extrema relevância para a CORUM, permitindo-nos prosseguir com o compromisso que temos para com os nossos clientes, que é o de identificar oportunidades, investir e permitir-lhes com as suas poupanças tirarem partido de um investimento rentável, de longo prazo, com a segurança de arrendatários financeiramente sólidos”, acrescenta José Gavino.
Fundamental nos investimentos realizados pelo CORUM Eurion é a aposta na sustentabilidade, já que se trata de um fundo com certificação ESG. Ambos os imóveis estão dotados de certificação energética com classificação de A, certificação BREEAM de Muito Bom, alcançadas fruto das múltiplas soluções adoptadas tanto para a redução do consumo de água como de energia, sendo esta última obtida quase exclusivamente a partir de painéis solares fotovoltaicos.
Lançado em 2020, o fundo CORUM Eurion, com certificação ESG, está presente em sete países da Zona Euro, entre eles Portugal, onde adquiriu recentemente as instalações industriais em Benavente da Fusion Fuel, por cerca de 10 milhões de euros, numa operação de sale and leaseback. Este investimento elevou para 15 os imóveis da CORUM em carteira no território nacional.
A CORUM, que entrou em Portugal em 2014, tendo aberto uma sucursal em Lisboa em 2019, já investiu mais de 100 milhões de euros no País. Além do CORUM Eurion, disponível apenas para clientes institucionais, a CORUM Investments também comercializa os fundos CORUM Origin e CORUM XL, que estão abertos a investidores privados que queiram rentabilizar as suas poupanças através do sector imobiliário. Em 2022, apresentaram rendibilidades de 6,88% e 5,97%, respectivamente.
O Grupo CORUM gere cerca de 6 mil milhões de euros de mais de 100 mil clientes, entre fundos de duas especialidades: imobiliários e obrigações de alto rendimento. Os fundos imobiliários CORUM investem apenas em imóveis comerciais, que já representam cerca de 5 mil milhões de euros, e são responsáveis pela sua gestão e arrendamento. Os fundos CORUM possuem mais de 200 propriedades em 17 países europeus e no Canadá, arrendadas a mais de 400 empresas. A taxa de ocupação ascende a 96%.