Ala Pediatrica do Hospital São João no Porto com Arquitectura ARG Studio do Arquitecto Ricardo Guedes ,Ilustração Francisca Ramalho e fotografias de Ivo Tavares Studio
‘Vamos lançar o papagaio?’ ou o ‘pacto’ entre a arquitectura e a ilustração
O “ambiente imersivo” do projecto de interiores de Ricardo Guedes, cuja cor ‘invade’ cada sala da nova Ala Pediátrica do Hospital de São João, no Porto, combina com o desenho de Francisca Ramalho, onde o papagaio se torna o protagonista da história

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A nova Ala Pediátrica do Hospital de São João do Porto, após anos de mediatismo e expectativa, surge como modelo de renovação e inovação do Sistema Nacional de Saúde. Nesse sentido, a Administração Hospitalar teve a visão da importância de garantir os serviços de tratamento mais avançados, mas também o bem-estar, conforto e alegria do utente. Procurou assim uma equipa multidisciplinar que pudesse conceber uma imagem, um cenário e um ambiente para os espaços sociais, de circulação e lazer da nova Ala. Neste sentido, o desafio de Ricardo Guedes, do atelier ARG Studio, “foi criar um vínculo entre a linguagem arquitectónica da área lúdica e a narrativa ilustrada ao longo do percurso do edifício”.
“A arquitectura escolheu a cor, a cor procurou a ilustração e a ilustração encontrou o protagonista: o papagaio. O papagaio saiu do desenho e voou em direcção à entrada da nova Ala Pediátrica – o lugar onde começa esta história”, refere o arquitecto.
Ambiente imersivo
A área lúdica é um lugar essencial na recuperação, conforto e bem-estar das crianças. O projecto concebe uma sequência de espaços com programas diversos desde área de estudo, biblioteca, zona de actividades físicas, jogos virtuais, ou simplesmente de brincadeira. Cada sala apresenta uma cor criando um ambiente imersivo que no seu conjunto, através de uma paleta variada, concede ao espaço dinamismo e serenidade. Esta solução permite tanto a um bebé como a um adolescente sentir-se estimulado, com o cuidado de criar zonas de comunhão e partilha, mas também espaços de maior reclusão. Resultando num ambiente que permite a inevitável amplitude de estados de espírito dos utentes.
O voo do papagaio
Uma instalação em forma de papagaio que se evidencia pelo jogo de formas elementares salpicadas ao longo do tecto do corredor da entrada principal, como um brinquedo de criança. “Entre a imaginação e a figuração, esta peça faz a descolagem de um percurso lúdico e curioso”.
O projecto de ilustração, de Francisca Ramalho, é o passeio do papagaio ao longo da Ala por paisagens recheadas de plantas misteriosas e animais escondidos. Um percurso ilustrado por grandes painéis que propõe lugares de brincadeira, lugares de riso onde é possível questionar, imaginar ou apenas contemplar as formas coloridas. Esta narrativa procura um pouco de fantasia num lugar que guarda, também ele, histórias muito diferentes: umas mais tristes outras mais felizes.
Ficha Técnica:
Ano de conclusão da obra: 2022
Área total construída (m2): 350m2
Atelier de Arquitectura: ARG Studio
Arquiteto responsável: Ricardo Guedes
Designer: Francisca Ramalho
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio