ITeCons discute estratégias para a transformação digital das PME do sector da construção
O ITeCons, em Coimbra, vai receber a sessão Estratégias para a transformação digital de PMEs do Sector da Construção, no dia 3 de Novembro, no âmbito do projecto PEACOC

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
O projecto PEACOC – PErsonAlised e-Business Coaching for Construction SMEs é um projecto ERASMUS+ cujo objectivo é promover a adopção do comércio electrónico pelo sector da construção, em particular através do desenvolvimento e fornecimento de uma estrutura de formação inovadora para apoiar a qualificação das Pequenas e Médias Empresas (PME).
Neste evento serão apresentadas ferramentas digitais desenvolvidas ao longo do projecto PEACOC, as quais pretendem oferecer uma formação personalizada indo ao encontro dos desafios e necessidades características das empresas. Serão também debatidos os principais desafios inerentes ao processo de digitalização de PME do sector da construção.
Entre os oradores convidados estarão João Gabriel. do Instituto Pedro Nunes, Paulo Duarte, da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Rita Moura, da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção e Vasco Lagarto, do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónico.
Actualmente, verifica-se que a adopção do comércio electrónico é vantajosa tanto para as empresas, com a possibilidade de aumento do volume de negócio, como para os consumidores, com o aumento da facilidade de compra e de troca de informação. Contudo, esta transformação digital, a qual requer recursos não só recursos materiais (TICs), como também recursos humanos qualificados, representa actualmente um investimento que poderá não estar facilmente ao alcance das pequenas e médias empresas. Neste contexto, surge a necessidade de se desenvolverem estratégias que as auxiliem esta transição.