Oriente Green Campus aposta na sustentabilidade
O novo edifício de escritórios é de natureza sustentável e aposta na elevada eficiência energética, ambiental e de conforto para os colaboradores e irá receber o selo das certificações LEED Platinum e WELL Gold
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O novo edifício de escritórios que iniciou a construção na zona do Parque das Nações, em Lisboa, resulta da alteração de uma construção já existente, mas que será agora desenvolvida de acordo com um novo projecto de arquitectura que irá aplicar princípios de sustentabilidade, flexibilidade e integração no meio envolvente.
A gestão de projecto e obra do Oriente Green Campus foi entregue à Engexpor. Na gestão dos trabalhos, a Engexpor terá a cargo não só o acompanhamento e fiscalização da obra como também a coordenação BIM (Building Information Modeling), além de ter actuado anteriormente ao nível da gestão de projecto e de procurement.
A primeira fase da empreitada, que agora se iniciou, consiste na demolição parcial, reforço e adaptação da estrutura existente. Nas fases seguintes e, de acordo com a Engexpor, irá proceder-se à execução das fachadas, acabamentos, instalações especiais e paisagismo.
O Oriente Green Campus, propriedade do Orion European Real Estate Fund, que é gerido pela Norfin através do fundo Multiusos Oriente FEIIF, vai disponibilizar 41.100 m² de escritórios distribuídos por quatro pisos acima do nível do solo. O projecto contempla ainda 18.700 m2 de zonas exteriores e três pisos subterrâneos (55.820 m²) para estacionamento com um total de 1.667 lugares.
Com projecto de arquitectura dos ateliers Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e Saraiva+Associados, os escritórios irão funcionar em open space com uma configuração totalmente flexível, quer na sua ocupação quer na rápida adaptação a futuras necessidades ou aos requisitos de novos inquilinos.
“O Oriente Green Campus é um edifício inovador, voltado para o futuro, quer na flexibilidade das novas formas de trabalho quer nas preocupações de ordem ambiental, energética e de bem-estar. É um desafio acrescido para a Engexpor fazer a gestão de projecto e de construção de uma obra com requisitos tão rigorosos e exigentes, tendo em conta as suas elevadas ambições de certificação, mas estou confiante que estaremos à altura desse desafio”, refere Nuno Alves, director da Engexpor em Portugal
No desenvolvimento deste projecto está prevista a obtenção da certificação LEED Platinum, a mais elevada classificação do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental), que estabelece padrões para a criação de edifícios com base em princípios sustentáveis e de elevada eficiência energética e ambiental; e a certificação WELL Gold, o segundo mais alto nível de pontuação desta certificação que avalia os edifícios com base no bem-estar dos seus ocupantes.