Vila Nova de Gaia lidera investimento em habitação com 1.900 novas casas em licenciamento
O Pipeline Imobiliário, apurado pela Confidencial Imobiliário, a partir dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, indicam que esta actividade traduz uma média de 240 novos fogos lançados por mês, um ritmo que supera em 31% os fogos lançados mensalmente em 2021

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Vila Nova de Gaia é o concelho do País com maior número de casas submetidas a licenciamento no acumulado de Janeiro a Agosto de 2022, contabilizando 1.900 novos fogos em pipeline.
Os dados resultam do sistema estatístico Pipeline Imobiliário, apurado pela Confidencial Imobiliário, a partir dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, indicam que esta actividade traduz uma média de 240 novos fogos lançados por mês, um ritmo que supera em 31% os 180 fogos lançados por mês ao longo de 2021.
Este concelho agrega 7% do pipeline nacional, o qual soma 28.350 fogos nos primeiros oito meses de 2022. À semelhança do que se verifica em Vila Nova de Gaia, também a nível nacional a actividade está a acelerar face ao ano passado. A actual carteira traduz um ritmo médio mensal de 3.550 novos fogos em licenciamento, comparando em alta (+14%) com a média mensal de 3.120 fogos registados em 2021.
A actividade de promoção residencial em Vila Nova de Gaia supera a de Lisboa e da Porto, que registam a entrada em licenciamento de 1.400 e 1.100 novos fogos, respectivamente, no acumulado de 2022. Lisboa tem uma quota de 5% do total nacional e o Porto de outros 4%.
Os actuais pipelines de ambas as cidades continuam a exibir níveis de actividade inferiores a 2021, mas numa tendência de desagravamento. No acumulado dos oito meses de 2022, Lisboa regista uma actividade na ordem dos 175 novos fogos submetidos por mês, 17% abaixo do ritmo médio mensal de 2021 (210 fogos). No Porto, a média mensal actual é de 135 novas casas, numa quebra de 24% face a 2021 (180 casas). Recorde-se que no final do 1º semestre Lisboa registava uma quebra na ordem dos 25% e o Porto de 38%.
Oeiras é o único outro concelho a nível nacional com mais de 1.000 casas em pipeline no acumulado de 2022, contabilizando 1.080 novos fogos em carteira. Este pipeline reflecte a forte actividade de Julho, mês em que foram submetidos a licenciamento cerca de metade dos novos fogos contabilizados no total do ano. Ainda assim, e mesmo isolando o efeito desse mês atípico, Oeiras exibe uma actividade cujo ritmo duplica o de 2021.