Instituto da Construção apresenta resultados do Projecto GrowingCircle
Resultados serão apresentados no dia 13 de Outubro, a partir das 15 horas, no espaço da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, no âmbito da feira Concreta

CONSTRUIR
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Idealizado com o objectivo de promover avanços práticos no cumprimento dos desafios da economia circular no sector da construção, o projecto GrowingCircle vai apresentar os resultados do seu desenvolvimento e das acções realizadas, num evento presencial a ter lugar na quinta-feira, dia 13 de Outubro, e que conta com a presença dos promotores do IC – -Instituto da Construção, da Universidade de Trondheim e representantes do operador do programa EEA Grants Ambiente, a Secretária-Geral do Ambiente. O evento irá decorrer a partir das 15 horas no espaço da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
Estão previstas várias apresentações que irão focar os casos de estudo, as competências para a circularidade, as concretizações e desafios futuros. Será também apresentado um catálogo digital composto por Passaportes Digitais dos Produtos da Construção, tendo como base produtos reais utilizados no caso de estudo.
De acordo com Pedro Mêda, engenheiro civil/investigador do IC e coordenador técnico do projecto, os resultados do projecto demonstram que é possível conciliar as transições digital e ambiental no sector da construção. As lições aprendidas permitirão a implementação de processos mais digitais que além de se traduzirem em ganhos de eficiência contribuem para uma transição para a processos mais circulares, tanto em obras de edifícios como de infraestruturas.