Hipoges: resultados do 1º semestre de 2022 com crescimento transversal
Crescimento de quase 20.000 milhões de euros em activos sob gestão, situando-se agora nos 46.000 milhões de euros, aumento do volume de negócios em 73% dos Corporate Services e criação de novas entidades, traduzem o dinamismo da actividade nos primeiros seis meses do ano
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Hipoges empresa que actua no sector de asset management, viu reforçada a sua actividade, em toda a linha, nos primeiros seis meses do ano. A começar pelo significativo aumento do valor de activos sob gestão do servicer. Só no primeiro semestre do ano, a Hipoges registou um crescimento de quase 20.000 milhões de euros em activos sob gestão, situando-se agora nos 46.000 milhões de euros. A este resultado somam-se também a aquisição de novos clientes e carteiras, o desenvolvimento de novas linhas de negócio e novas empresas e a expansão da equipa com a integração de mais profissionais experientes e dedicados.
“Contra todas as expectativas, 2022 iniciou-se com um volume muito elevado de operações e estamos convencidos de que vamos poder desempenhar um papel muito relevante no mercado como aconteceu nos últimos anos”, sublinha Claudio Panunzio, Managing Partner da Hipoges.
No início do ano os departamentos de Valuations da Hipoges de Portugal e Espanha passaram a ser regulados pela RICS, uma instituição internacional de qualificação e normalização de terrenos, imóveis e construção. No primeiro semestre de 2022 o grupo criou a Hemisphere, uma nova empresa que actuará de forma autónoma na área das avaliações em Portugal, mas que contará com o apoio do servicer como consultor de mercado, e que servirá para “reforçar a posição do grupo neste sector”.
Noutros serviços, os bons resultados do primeiro semestre do ano estão associados, sobretudo, ao aumento do volume de negócios. É o caso do departamento de Corporate Services, uma equipa dedicada à gestão de veículos de investimento imobiliário e especializada na prestação de serviços corporativos, de contabilidade, tax compliance e reporte financeiro, bem como na gestão de tesouraria e administração, cujo volume de negócios cresceu 73% no período em análise.
O mesmo acontece nos serviços de Securitization Vehicles e Advisory. No que diz respeito ao primeiro, o departamento da Hipoges responsável pela oferta de serviços especializados na constituição e gestão de veículos de titularização e respectivas emissões de valores mobiliários no mercado nacional adianta que, até ao primeiro semestre de 2022, foram emitidos cumulativamente mais de 3.2 mil milhões de euros de notas. Já a equipa de Advisory, cuja actividade assenta na prestação de serviços de assessoria a investidores institucionais e no apoio ao grupo nas suas actividades de expansão noutras linhas de negócio e nas várias operações de aquisição, revela que já assessoraram centenas de operações de crédito e imobiliárias no valor de dezenas de milhões de euros.
Também o departamento de Real Estate esteve em grande destaque nos primeiros seis meses deste ano com um aumento do volume de vendas e com a criação de uma nova secção dedicada a investidores profissionais na sua plataforma imobiliária Portal Now.
“O valor acrescentado dos serviços do grupo encontra-se nas sinergias e no know-how gerado pela actividade de servicing da Hipoges, sendo pioneiros em oferecer aos nossos clientes dados analíticos para cada categoria de ativo”, explica Nuno Godinho, chief corporate services. Já Mário Neves, associate director valuation & technical due diligence do departamento de valuations do servicer, acrescenta que “a “cultura” e conhecimento do mercado imobiliário no grupo Hipoges é um ponto chave para o nosso constante e contínuo desenvolvimento, que sustenta e fortalece o nosso valor”, constata.