CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Reynaers Aluminium renovou os seus showrooms de Pombal e Lisboa. Uma necessidade que surge “na sequência de uma afirmação cada vez maior da marca no mercado português, onde está desde 2008, enquanto especialista no desenvolvimento de soluções sustentáveis em alumínio para a arquitectura”, como explica a empresa em comunicado.
Ambos os espaços destinam-se “a apresentar soluções técnicas para janelas, portas e fachadas, e permitem experimentar, e sentir, a qualidade, robustez e cuidado com os detalhes de cada solução”.
É em Pombal que se encontra a sede da Reynaers Aluminium e, como tal, é aqui que o showroom assume a sua máxima expressão. Pré-inaugurado em Novembro de 2021, este espaço estende-se por uma área aproximada de 265 m2, a pensar sobretudo nos instaladores, parceiros Reynaers Aluminium, e, também, em todos os intervenientes de um projecto, seja o dono de obra, o arquitecto ou o construtor. Aqui, encontra-se tudo sobre o universo Reynaers Aluminium, quer seja sobre a história da empresa, os factos da matéria-prima, as gamas de produto e soluções técnicas, bem como os serviços disponibilizados aos profissionais do sector.
Sendo especialistas em soluções de alumínio, neste local é ppossível conhecer um pouco mais sobre a matéria-prima: o alumínio. Desde a matéria orgânica – verdadeiramente sustentável – ao produto final, é possível descobrir o que é a alumina, a bauxite, o bilete, a matriz, a bitola, o pó de lacagem e entender melhor todo o processo, nomeadamente as suas vantagens no que diz respeito à economia circular, à durabilidade e à capacidade de ser reciclado a 100%.
Por último, e fazendo jus ao nome, o novo showroom é, naturalmente, o espaço dedicado a apresentar janelas, portas e fachadas em alumínio e aço. Nessa medida, os visitantes podem aqui conhecer todas as soluções Reynaers e Forster, concebidas para proporcionar uma vida com todo o conforto e qualidade.
Com dezenas de amostras diferentes, na Parede de Cores é possível ver, tocar e comparar inúmeras variantes, dos lacados mate e brilho, aos texturados e metalizados, passando pelos lacados anódicos, clássicos efeitos madeira ou anodizados.
As novas tecnologias ficam dentro de portas neste showroom. Como tal, o que não se consegue ver ou tocar, consegue-se simular como realidade. Como? Através do sistema HTC Vive, que funciona como uma pequena amostra “portátil” da tecnologia de ponta que a empresa coloca ao serviço de todos os seus parceiros na Sala AVALON do Reynaers Campus, em Duffel (Bélgica). Através desta tecnologia, é possível utilizar a Realidade Virtual como um sistema de prototipagem rápida, explorando os projetos desde o seu interior, ainda em fase de desenho.
Resultante de uma parceria com a Genievision, é possível, ainda, explorar o plano virtual sobre o espaço concreto. O software de Realidade Aumentada da Genievision introduz no local objectos virtuais com os quais é possível interagir, permitindo confirmar que o que está previsto em projecto, está correcto em obra, assinalando disfuncionamento, se for o caso.
O showroom de Pombal reflecte, ainda, a sua forte ligação à comunidade, no que diz respeito à formação, através de uma colaboração próxima com a ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.
Já em Lisboa, mais do que uma renovação do espaço, há mesmo a mudança de morada. Situado igualmente no Parque das Nações junto à Marina, muito próximo do anterior, o Espaço Reynaers Lisboa tem agora praticamente 100 m2. Aqui não faltam as soluções mais recentes e actuais, como o SP 68, o MasterLine 8 com folha oculta, as pivotantes MasterLine 8, o precursor do mercado SlimLine 38 ou o sistema em harmónio CF 77. Também foi Lisboa que recebeu o Paralline, que se encontra a revestir uma parede do espaço.