Efacec inaugura projecto de “maior central de energia solar” de Moçambique
O projecto com 121.500 módulos fotovoltaicos, localizado em Metoro, no Norte de Moçambique, permitirá uma capacidade de produção de 69 GWh por ano, garantindo o consumo de energia verde a mais de 140.000 pessoas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto com 121.500 módulos fotovoltaicos, localizado em Metoro, no Norte de Moçambique, permitirá uma capacidade de produção de 69 GWh por ano, garantindo o consumo de energia verde a mais de 140.000 pessoas, o que corresponde a cerca de 75% da população de Pemba, província de Cabo Delgado. Considerada a “maior central de energia solar de Moçambique”, a Efacec realizou o projecto de engenharia, fornecimento e construção, ficando também responsável pela operação e manutenção desta central, instalada numa área de cerca de 65 hectares.
Com a entrada em produção do central solar de Metoro, fica preenchido um dos pressupostos fundamentais para se acelerar o desenvolvimento desta região, com impacto directo na economia local, e na vida das populações, assim como a promoção do acesso à energia a 100% da população moçambicana.
“Com o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras e sustentáveis, a Efacec está há mais de 20 anos a promover o desenvolvimento da evolução energética do país. Agora reforça a sua posição com este projecto, que aumentará a capacidade de produção e diversificará as fontes de energia, aproveitando o elevado potencial do recurso da energia solar, muito consistente ao longo do território e estável durante o ano. Adicionalmente, é um projecto que evidencia a capacidade de execução da equipa Efacec, que demonstrou para lá das competências técnicas, uma resiliência física, social e humana que permitiu concretizar, com sucesso, este projecto, apesar das condições altamente inóspitas, como as que nos acompanharam ao longo do mesmo”, afirma Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.
Neste projecto de interesse nacional, onde o apoio e a cooperação com a comunidade e autoridades locais foram uma prioridade desde o primeiro dia, foram criados mais de 400 postos de trabalho durante a etapa de construção. Os empregos locais representaram mais de 90% do total de trabalhadores, mantendo-se padrões extremamente elevados ao longo do período de construção.
A inauguração do projecto contou com a presença de Filipe Nyusi, presidente da República de Moçambique, acompanhado por Carlos Zacarias, ministro dos Recursos Minerais e Energia e Marcelino Gildo Alberto, presidente do Conselho de Administração da Eletricidade de Moçambique.