Investimento de 98,7M€ da Galp na extensão de central solar de Ourique
Ourique II irá ocupar uma área de 248 hectares e reforça os objectivos regionais da autarquia em, entre outros, ser um pólo dinamizador de estratégias de sustentabilidade e de requalificação da Linha da Funcheira-Beja
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A expansão da central solar de Ourique ocupará uma área de 248 hectares, acrescentando uma potência fotovoltaica de 158 megawatts à central solar de Ourique. O projecto é da ISDC, , uma empresa de desenvolvimento de projectos fotovoltaicos, que faz parte do universo da Galp desde 2020.
A projecto que está em fase de processo de licenciamento ambiental, prevê um investimento de 98,7 milhões de euros. Insere-se no âmbito da ampliação da central solar que a ISDC desenvolveu em Ourique e que tem uma capacidade instalada de 250 megawatts (MW). Esta segunda fase do projecto irá adicionar outros 158 MW de capacidade.
Ainda de acordo com o estudo de impacto ambiental que está em consulta pública. O projecto da Central de Ourique II, prevê a produção de cerca de 357 767 MWh/ano, através da instalação de 239.904 painéis.
O período de exploração da central será de, aproximadamente, 30 anos
O projecto da Central de Ourique II visa reforçar os objectivos regionais e locais já anteriormente assumidos para a central de Ourique I e que pretende criar em Ourique “um pólo dinamizador de estratégias de sustentabilidade para o Concelho”, atrair “investigadores doutorandos em áreas relacionadas com a energia solar, para realização de trabalhos de campo e experimentais a decorrer na Central” e “contribuir com apoio dos especialistas para a Escola Técnico-Profissional local nas áreas da sua especialidade, garantido dessa forma uma Formação Profissional de excelência, contribuindo para a fixação de jovens na região”.
Simultaneamente, a Galp quer dinamizar, em parceria com a Câmara Municipal de Ourique, a estratégia regional de reactivação, electrificação e requalificação da Linha Funcheira (Ourique) – Beja, fundamental para o futuro da Região, enquanto projecto complementar”, pode ler-se no documento.