Filipa Fleming decora villa-modelo no condomínio 5º Porto
“Um estilo de vida familiar e urbano num ambiente acolhedor e confortável”. Foi este o ponto de partida para a criação do projecto de decoração de interiores
CONSTRUIR
“Portugal tem de trabalhar para não ser só um ponto de passagem”
Azores Retail Park representa um investimento de 40M€
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
“Um estilo de vida familiar e urbano num ambiente acolhedor e confortável”. Foi este o ponto de partida para a criação do projecto de decoração de interiores da autoria de Filipa Fleming, numa villa do condomínio privado 5º Porto, que está a nascer junto à Foz do Douro, no Porto, promovido pela Avenue.
A villa (de tipologia V2 duplex com 114 m²) ainda não está habitada e o projecto foi idealizado para um casal com filhos ou que pretenda ter um quarto de hóspedes para receber visitas. Respondendo ao desafio “a decoração apostou nos tons neutros em bege e cinzento, com apontamentos de cores quentes e vibrantes, como a telha, o verde e amarelo açafrão, que de certa forma vêm ‘desconstruir’ o conceito dominante, dando-lhe ritmo e luz”, explica Filipa Fleming.
“À fusão de cores alia-se a conjugação de diferentes texturas nas peças têxteis, como linho, algodão e lã, criando um ambiente de conforto. Além disso, foram ainda conjugados diversos materiais, como a madeira, azulejos, ferro preto e dourado, num contraste constante entre o brilho e mate”, conta a decoradora.
Aniceto Viegas, CEO da Avenue, refere ainda que “sabíamos que podíamos contar com o rigor, criatividade e profissionalismo da Filipa Fleming para criar o ambiente desejado para a decoração desta villa no 5º Porto, depois do excelente trabalho desenvolvido no 266 Liberdade”.
Cada uma das principais divisões da casa (suite, quarto e sala) foi pensada para se tornar funcional e adequada para quem a irá habitar. Na suite predominam os tons neutros em lã e linho, tendo sido criado um toucador que pode também ser usado como zona de trabalho.
O quarto tem um ambiente mais descontraído e juvenil pontuado pelo amarelo açafrão, onde sobressai a cabeceira da cama – um conjunto criado pelo atelier Filipa Fleming – que se caracteriza pela sua versatilidade, que tanto pode ser uma cama de casal como duas camas individuais, juntando ou separando os almofadões.
Na sala foram concebidas duas zonas distintas – de estar e de refeições – e ganhou amplitude ao prolongar o espaço para a varanda, que foi transformada num jardim interior repleto de plantas, lanternas, além de um confortável sofá. Destaque ainda para “a harmonia e profundidade criada pela caixa de luz que reflete uma moldura com uma fotografia da emblemática Ponte D. Luiz, captada pela fotógrafa Joana Lemos/Spot On, natural do Porto especificamente para este projecto”, revela Filipa Fleming.
O hall das escadas é outro ambiente que merece ser evidenciado. Por ser uma zona com menos luz natural era essencial trazer o máximo de luminosidade e criar impacto, tendo sido conseguido através da produção de um painel de azulejos brilhantes.
“Inicialmente, a nossa ideia era colocar os painéis todos certinhos voltados para baixo, como se fossem escamas, mas ao montá-los resolvemos desconstruir o padrão, o que acabou por resultar muito bem ao transformarmos um vão de escada num espaço único e cheio de identidade”, salienta Filipa Fleming.