PIB cresceu 4,9% em 2021
O PIB cresceu 4,9% em 2021, o mais elevado crescimento dos últimos 31 anos (desde 1990), e acima das estimativas do Governo (4,8%). A evolução positiva do investimento e das exportações foi determinante para este crescimento
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
No 4º trimestre o crescimento do PIB foi de 5,8% em termo homólogos (e 1,6% em cadeia) influenciado pelo contributo positivo da procura externa líquida em resultado da aceleração das exportações. Esta foi mesmo a segunda taxa mais alta de crescimento em cadeia da União Europeia, à data de hoje.
“Este é um resultado muito positivo para Portugal que mostra que a economia nacional está numa fase de forte recuperação e que retomou o processo de convergência com a União Europeia desde o segundo trimestre de 2021”.
“A recuperação da economia ficou a dever-se a uma recuperação do consumo interno e também a uma aceleração das nossas exportações ao longo do ano. É uma trajetória de recuperação saudável, depois de uma queda muito brusca do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020”, afirmou Siza Vieira, num vídeo divulgado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, em reação aos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta evolução do PIB reforça a confiança na continuação da rápida recuperação da economia portuguesa durante o ano de 2022, antecipando-se que se possa ultrapassar o nível pré-pandemia já no 1º semestre e, inclusivamente, superar as estimativas do Governo para este ano, de 5,5%.
De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, no quatro trimestre de 2021, a economia da zona euro avançou 4,6% e a da União Europeia 4,8%, face ao mesmo período de 2020, uma aceleração quando comparados com os 3,9% e 4,1%, respectivamente, do terceiro trimestre.