Fusões e Aquisições crescem 24% em Outubro
Até Outubro o mercado transaccional registou 413 transacções, num total de 10,5 MM€ O sector de Tecnologia é líder em volume, com 85 operações e as empresas norte-americanas aumentaram em 184% as suas aquisições

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O mercado transaccional português registou um total de 413 transacções e movimentou 10,5 mil milhões de euros, no qual menos de metade, 46%, do total das transacções possuem os valores revelados, de acordo com o relatório mensal do TTR em colaboração com o Datasite. Estes números representam um crescimento de 24% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2020. Contudo, revela o mesmo documento houve uma diminuição de 39% do capital mobilizado.
Em Outubro, foram registadas 43 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, por um total de 834,99 milhões de euros. Em termos sectoriais, a Tecnologia lidera como sector mais activo, com 85 transacções, seguido pelo Imobiliário, com 61 operações e o Financeiro e Seguros, com 47 transacções.
Âmbito Cross-Border
As empresas norte-americanas aumentaram em 184% suas aquisições no mercado português, mobilizando um capital de 1,3 mil milhões de euros até Outubro. Quanto ao número de transacções, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal, contabilizando 50 operações. Os Estados Unidos em segundo lugar, com 37 operações e a França em terceiro, com 23 transacções.
As empresas portuguesas escolheram a Espanha como principal destino de investimento, com 25 transacções. Em segundo lugar, está o Brasil com sete operações e em terceiro, o Reino Unido com cinco transacções.
As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet aumentaram 193% em comparação ao mesmo período de 2020. Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, houve uma diminuição de 12% no período.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
Até Outubro, foram contabilizadas 27 transacções de Private Equity com um total de 2,1 mil milhões de euros. Houve uma diminuição de 12% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2020.
Em Venture Capital, foram realizadas 90 operações com um total de 1,2 mil milhões de euros, representando um aumento de 95% no número de transacções.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 93 transacções com um valor de 3,3 mil milhões de euros, representando um aumento de 34% no número de operações.
A transacção destacada pelo TTR em Outubro de 2021 foi o investimento da Goldman Sachs Asset Management na Constructel Visabeira, em troca de uma participação minoritária não divulgada. O valor da transacção foi de 200 milhões de euros, como o construir noticiou. A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios VdA – Vieira de Almeida e Linklaters UK. Do lado financeiro, a transacção foi assessorada pelo Oliver Wyman Portugal; Alvarium Investment Advisors Portugal; e EY Portugal, o qual realizou uma Due Diligence. O Datasite foi responsável pelo Virtual Data Room.