Efacec e INEGI desenvolvem nova geração de mecanismos de passagens de nível na Suécia
Esta solução disruptiva e vencedora de um Red Dot Design Award, na categoria Product Design 2021, representa uma abordagem inovadora no campo dos sistemas críticos de segurança ferroviária e abre caminho a novos mercados
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A nova geração de mecanismos de passagens de nível, resistente a temperaturas negativas e ventos fortes, foi desenvolvida pela Efacec e pelo INEGI para a Trafikverket, a entidade gestora da infraestrutura ferroviária e rodoviária da Suécia.
“Esta solução disruptiva e vencedora de um Red Dot Design Award, na categoria Product Design 2021, representa uma abordagem inovadora no campo dos sistemas críticos de segurança ferroviária, através de um mecanismo de barreira de passagem de nível simultaneamente funcional, seguro e esteticamente apelativo”, sublinha a empresa portuguesa.
Segundo a Efacec este é “um dos mais importantes contratos do segmento de passagens de nível da Europa”. O novo mecanismo de barreira de passagens de nível – XBarrier 100 – foi desenvolvido no âmbito de uma parceria de I&D com o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.
Apesar de o Xbarrier100 estar pensado para responder às necessidades específicas da Suécia, o novo sistema capacita a Efacec para a entrada em novos mercados, nomeadamente noutros países escandinavos, tal como Noruega, Finlândia e Dinamarca, onde a Efacec tem já uma presença importante.