PRR canaliza 62 M€ para a produção de hidrogénio
Estão abertas as candidaturas aos fundos do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) dedicados a investimentos em produção de gases de origem renovável

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Estão abertas as candidaturas aos fundos do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) dedicados a investimentos em produção de gases de origem renovável.
Com uma dotação de 62 milhões de euros, este é o primeiro de três avisos do PRR para projectos de produção de hidrogénio e de outros gases de origem renovável para autoconsumo e/ou injecção na rede. As candidaturas serão realizadas através do Fundo Ambiental, entidade responsável pela gestão do aviso.
Os projectos apresentados, cujo prazo de candidatura termina a 30 de Dezembro, podem compreender investimentos com armazenamento, transporte e distribuição de gases renováveis. Os projectos podem ter diversas aplicações (ex.: transportes, indústria), desde que visem aumentar a contribuição das renováveis no consumo de energia, reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa, reduzir a dependência energética e melhorar a segurança do aprovisionamento de energia.
Ao abrigo deste aviso são elegíveis as despesas de investimento correspondentes ao sobrecusto de um projecto de produção de gases de origem renovável, face a uma instalação convencional.
O financiamento por beneficiário e por operação terá uma dotação máxima de cinco milhões de euros. Este valor pode ascender a 10 milhões de euros, caso os projectos abranjam mais elementos da cadeia de valor, ou seja, incluam a integração da produção, distribuição e o consumidor final. São beneficiárias as pessoas colectivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projectos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis.
Aviso do POSEUR financia 13 projectos
Concluída a avaliação às candidaturas ao aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), também relativo à produção de gases renováveis, foram aprovados 13 projectos, que mobilizam um total de 34 milhões de euros do Fundo de Coesão.
Os 13 projectos de produção de gases a partir de fontes renováveis representam um investimento total de 62,3 milhões de euros e uma capacidade instalada de 34 megawatts.
Os beneficiários são entidades privadas e vão desenvolver projectos de produção de hidrogénio verde, produção e enriquecimento de bio metano, entre outros. Os projectos estão dispersos pelo território nacional – Monforte, Ílhavo, Águeda, Rio Maior, Paços de Ferreira, entre outros. O maior projecto, de 10,6 milhões de euros (beneficiário de um apoio de 5 milhões de euros), localiza-se em Setúbal.