PRR canaliza 62 M€ para a produção de hidrogénio
Estão abertas as candidaturas aos fundos do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) dedicados a investimentos em produção de gases de origem renovável
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Estão abertas as candidaturas aos fundos do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR) dedicados a investimentos em produção de gases de origem renovável.
Com uma dotação de 62 milhões de euros, este é o primeiro de três avisos do PRR para projectos de produção de hidrogénio e de outros gases de origem renovável para autoconsumo e/ou injecção na rede. As candidaturas serão realizadas através do Fundo Ambiental, entidade responsável pela gestão do aviso.
Os projectos apresentados, cujo prazo de candidatura termina a 30 de Dezembro, podem compreender investimentos com armazenamento, transporte e distribuição de gases renováveis. Os projectos podem ter diversas aplicações (ex.: transportes, indústria), desde que visem aumentar a contribuição das renováveis no consumo de energia, reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa, reduzir a dependência energética e melhorar a segurança do aprovisionamento de energia.
Ao abrigo deste aviso são elegíveis as despesas de investimento correspondentes ao sobrecusto de um projecto de produção de gases de origem renovável, face a uma instalação convencional.
O financiamento por beneficiário e por operação terá uma dotação máxima de cinco milhões de euros. Este valor pode ascender a 10 milhões de euros, caso os projectos abranjam mais elementos da cadeia de valor, ou seja, incluam a integração da produção, distribuição e o consumidor final. São beneficiárias as pessoas colectivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projectos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis.
Aviso do POSEUR financia 13 projectos
Concluída a avaliação às candidaturas ao aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), também relativo à produção de gases renováveis, foram aprovados 13 projectos, que mobilizam um total de 34 milhões de euros do Fundo de Coesão.
Os 13 projectos de produção de gases a partir de fontes renováveis representam um investimento total de 62,3 milhões de euros e uma capacidade instalada de 34 megawatts.
Os beneficiários são entidades privadas e vão desenvolver projectos de produção de hidrogénio verde, produção e enriquecimento de bio metano, entre outros. Os projectos estão dispersos pelo território nacional – Monforte, Ílhavo, Águeda, Rio Maior, Paços de Ferreira, entre outros. O maior projecto, de 10,6 milhões de euros (beneficiário de um apoio de 5 milhões de euros), localiza-se em Setúbal.