CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Após um longo interregno devido à pandemia da Covid-19, as feiras internacionais estão de regresso e o icónico Salone del Mobile, em Milão, este ano intitulado de Supersalone, assinala a retoma dos certames para a Fileira Casa, entre os dias 5 e 10 de Setembro. Paralelamente, a cidade de Milão acolherá um conjunto de eventos, no âmbito do Fuorisalone. A Fileira Casa Portuguesa estará em destaque, através de uma Mostra, na Via Tortona, que promoverá a oferta integrada dos sectores do mobiliário, iluminação, cerâmica, utilidades domésticas, cutelaria e têxteis-lar, entre outros.
A exposição “Made in Portugal naturally at Tortona Design Week” é promovida pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e pelo AICEP. Focada nos conceitos de sustentabilidade e ‘craftsmanship’, inclui cerca de 100 produtos de mais de 20 empresas nacionais, e visa promover a tradição, qualidade, savoir-faire e design arrojado da produção portugueses.
Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, explica que “a Fileira Casa Portuguesa conquistou reconhecimento global, ao longo da última década, como um cluster vibrante, capaz de providenciar soluções personalizadas para cada projecto. Após um período em que a divulgação internacional ficou circunscrita aos canais digitais, apostamos agora numa acção presencial integrada de promoção desta Fileira, num palco privilegiado para estes sectores, como é a cidade de Milão. Estamos muito satisfeitos com as propostas que levaremos ao evento, e confiantes na capacidade de atrair bastantes visitantes, mesmo perante os condicionamentos ainda vigentes devido à pandemia”.
A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos sectores que a integram são responsáveis por cerca de 4,5% do total de exportações da economia nacional.