“Connecting Europe Express” inicia em Lisboa périplo europeu
Partindo de Lisboa, ao longo do seu périplo de cinco semanas, o comboio irá percorrer mais de 20 000 km e parar em mais de 100 vilas e cidades, antes de chegar a Paris em 7 de outubro
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O “Connecting Europe Express”, um comboio especial criado no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021, vai partir dia 2 de Setembro de Lisboa. Ao longo do seu périplo de cinco semanas, irá percorrer mais de 20 000 km e parar em mais de 100 vilas e cidades, antes de chegar a Paris em 7 de outubro. Partindo de Lisboa e concluindo a sua viagem em Paris, o comboio fará uma paragem especial em Liubliana, ligando as Presidências portuguesa, eslovena e francesa do Conselho da UE.
“Ao longo das próximas semanas, o «Connecting Europe Express» funcionará como um local de conferência, um laboratório e um fórum em movimento para o debate público sobre a forma de tornar o transporte ferroviário o modo de transporte de eleição, tanto para os passageiros como para as empresas”, explica Adina Vãlean, comissária responsável pelos Transportes. “O transporte ferroviário é o futuro da Europa, a via para atenuar as alterações climáticas e impulsionar a recuperação económica da pandemia, à medida que construímos um sector dos transportes neutro em carbono”, justifica a responsável.
Ao longo do itinerário, estão previstos vários eventos para dar as boas-vindas ao comboio nas estações ferroviárias de toda a Europa. Os entusiastas dos caminhos de ferro poderão também seguir debates realizados a bordo, bem como conferências sobre a política de infraestruturas da UE e o papel da rede transeuropeia de transportes (RTE-T), que serão transmitidas em dirceto através do sítio Web do evento a partir de Lisboa, Bucareste, Berlim e Bettembourg. O «Connecting Europe Express» é o resultado de uma cooperação entre a Comissão Europeia e a Comunidade dos Caminhos-de-Ferro Europeus (CCFE), os operadores ferroviários europeus, os gestores de infraestruturas e muitos outros parceiros a nível local e da UE.
Devido às diferentes larguras de bitola na Europa, o «Connecting Europe Express» será composto, na realidade, por três comboios – o comboio ibérico, o comboio normal e o comboio báltico – que se reunirão ao longo do itinerário. O projecto recorda a falta de interoperabilidade entre algumas partes da rede ferroviária europeia, mas “demonstrará igualmente a excelente cooperação existente entre as empresas ferroviárias e os gestores de infraestruturas”, reforça a organização.
As carruagens foram fornecidas por diferentes empresas ferroviárias europeias. Uma delas, fornecida pela MAV (Hungria), irá acolher uma exposição móvel organizada pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA) e pela empresa comum Shift2Rail. Apresentará várias tecnologias e inovações que melhoram a experiência ferroviária e mostrará de que forma a UE apoia projetos de infraestruturas. O comboio normal inclui uma carruagem de conferência (fornecida pela SNCF, França), duas carruagens-tipo (DB, Alemanha e SBB, Suíça), uma carruagem para serviço de refeições (FS, Itália) e uma carruagem-cama (ÖBB, Áustria). O comboio ibérico, que circula entre Portugal e Espanha, foi fornecido pelo operador espanhol Renfe e a LTG da Lituânia explora o comboio báltico.