CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A dte, empresa de instalações especiais do dstgroup, está envolvida na construção do centro de educação e pesquisa de última geração, na Universidade Paris-Saclay, no sul da capital francesa. A intervenção da dte no futuro polo de Biologia – Farmácia – Química está avaliada em cerca de 3,9 milhões de euros e tem data de conclusão prevista para o próximo ano.
O projecto universitário, cuja construção é liderada pela Bouygues Construction, prevê a criação de um novo polo de serviço da excelência em pesquisa científica, que acolherá 400 investigadores, doutorandos e equipa administrativa.
A empresa portuguesa será responsável pelo desenvolvimento do projecto de execução das infraestruturas e instalações hidráulicas, nomeadamente a rede EDR e redes específicas dos laboratórios de última geração. A obra totaliza cerca de 35 mil metros de tubagem para diversas redes, tais como água fria, água descalcificada, redes de água gelada para arrefecimento de equipamentos de laboratórios, rede águas pluviais, evacuações dos laboratórios e saneamento. A dte está ainda envolvida no estudo do projecto de execução das zonas técnicas, nomeadamente de produção de água desmineralizada, através do processo de osmose inversa.
Distribuído por uma área de 85 mil m2, o projeto da Universidade Paris-Saclay abrigará laboratórios de pesquisa de última geração, espaços de ensino, insectário e aquário, estufas e espaços terciários. Moderno e alinhado com os padrões actuais, o polo Biologia – Farmácia – Química tem em consideração, desde a sua concepção, novas tecnologias adaptadas ao ensino e à investigação, de forma a oferecer aos alunos e colaboradores as melhores condições de trabalho.
O projecto é objecto de um pedido de certificação de Alta Qualidade Ambiental, certificado HQE que tem como missão implementar o Sistema de Gestão das operações (SMO) e verificar o cumprimento da Qualidade Ambiental do Edifício (QEB).