Novo aldeamento na Penha Longa
Depois da aprovação do novo aparthotel no complexo da Penha Longa, entrou em fase de consulta a construção de 36 moradias de luxo. Fica assim completo o Resort da Penha Longa

CONSTRUIR
ISQ participa em projecto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio
OBO Bettermann apresenta nova linha de produtos BlackLine
Deco Out estreia-se com “expressiva” adesão e “envolvimento” de profissionais do sector
Cosentino apresenta primeiro relatório global de tendências para a arquitectura e design
Nomad Eden na Foz conclui comercialização de um dos dois sectores
Mello RDC lança projecto de habitação São Ciro 19
Gaia registou 3400 pedidos de licenciamento de novos fogos em 2024
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
O Aldeamento E da Quinta da Penha Longa entrou em fase de consulta pública. O projecto contempla a construção de 36 moradias, de tipologias diversas, de dois pisos, piscina privativa, jardim, garagem, arrecadação técnica de apoio à unidade e ao jardim, com espaço de estacionamento de superfície.
Promovido pela Sociedade QPL – Empreendimentos Turísticos e Imobiliários, S.A. o projecto está previsto no Estudo de Localização do Conjunto Turístico da Quinta da Penha Longa (CTQPL), aprovado em 1987 e alterado em 1994, mas que só agora, 27 anos depois, irá arrancar.
O projecto do Aldeamento E, ocupa uma área de cerca de 4,4 ha e localiza-se em área integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), qualificada como área sensível. O terreno destinado ao desenvolvimento do Aldeamento, “será servido por uma via circular interna de acesso. A circulação automóvel far-se-á apenas num sentido, de forma a diminuir o impacte visual desta infraestrutura, a reduzir a impermeabilização do solo e a promover a circulação a menor velocidade. As infraestruturas gerais farão parte integrante do empreendimento e desenvolver-se-ão ao longo do arruamento interno para conexão aos diversos edifícios, recebendo ao longo do percurso os ramais privativos de cada uma das unidades de alojamento”, pode ler-se no resumo do projecto.
O enquadramento do novo aldeamento permite sinergias com os outros empreendimentos existentes, designadamente o hotel, campos de golfe e serviços comuns, bem como, futuramente, com o novo aparthotel do Grupo Caesar Park Hotel. Este último projecto esteve em consulta pública em Maio, tendo já obtido a luz verde em matéria de impacto ambiental. Uma aprovação relevante para a construção do novo aldeamento na medida em que o enquadramento de ambos os projectos, relativamente ao ordenamento do território e às condicionantes, em particular a localização no Parque Natural de Sintra-Cascais e a localização parcial em área de Reserva Ecológica Nacional, é similar.
O novo aparthotel, vocacionado para o mercado de luxo, será implantado numa área com aproximadamente 3,75 ha, com um total de 150 quartos, distribuídos por cinco edifícios e terá uma capacidade para 348 camas.
O Aldeamento E, juntamente com o aparthotel concluem a construção dos empreendimentos turísticos previstos no Estudo de Localização do CTQPL.