RocaGallery promove discussão “Repensar os espaços”
O RocaGallery.com, o espaço virtual da Roca Gallery, coloca em discussão, durante todo o mês de agosto o tema “Repensar os espaços”, com o contributo de um painel de renome
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O RocaGallery.com, o espaço virtual da Roca Gallery, coloca em discussão, durante todo o mês de agosto o tema “Repensar os espaços”. Uma discussão que pretende ajudar a repensar as cidades, os bairros e as casas, “abrindo caminho para um futuro mais sustentável”.
“A mudança é cada vez mais rápida e constante, devido à velocidade a que a tecnologia avança. Este ritmo frenético repercute-se profundamente no dia a dia, no estilo de vida e no modo como as pessoas se relacionam. Por essa razão, é fundamental olhar para as cidades, bairros e habitações, no sentido de considerar uma nova forma de projectar e construir os espaços domésticos e públicos. Por sua vez, a pandemia, as alterações climáticas e as respetivas consequências forçaram a repensar os diferentes espaços em que o ser humano habita, em todo o mundo”, justifica a marca em comunicado.
Em “Repensar os espaços”, o Roca Gallery explora novas formas de avançar neste debate actual, apresentando a visão de um painel de especialistas multidisciplinar através de uma série de artigos publicados todas as semanas na plataforma digital.
Byron George, Ramon Bosch e Bet Capdeferro, os dois últimos receptores do UE-Premio Mies van der Rohe, são alguns dos arquitectos convidados a debater o tema, cujos os artigos já estão disponíveis. Tal como as contribuições de Sarah Ichioka, consultora, curadora de arte e escritora, Somi Kim, diretora sénior de soluções de cuidados de saúde da Johnson & Johnson, e Paul Priestman, designer e diretor da PriestmanGoode
Nas próximas semanas serão publicados novos artigos, como o de Xavier Torras, director de comunicação e marca corporativa da Roca, que escreve sobre o futuro da casa, colocando ênfase nas tecnologias que permitem conservar a água, gerar energia e promover a saúde dos seus habitantes. Angelo Bucci, professor e fundador da SPBR Arquitetos, explora o design do espaço doméstico como uma interface entre a natureza, a casa e o ambiente urbano.
A temática contará, também, com a participação de Leilani Farha, relatora especial das Nações Unidas pelo direito a uma moradia digna e Diretora do The Shift, movimento internacional que zela pelo direito à habitação. Da mesma forma, Rafael de Balanzo Joue, arquitecto e fundador do Urban Resilience Thinking Design Studio, irá falar sobre o programa Hábitat lançado pelos Arquitectos Sem Fronteiras, uma iniciativa que coordena e luta pela criação de redes colaborativas para as comunidades.
Para completar o debate, o designer e urbanista Dan Hill escreve um artigo sobre a Suécia na qualidade de pioneira do conceito “one-minute city”, que reinventa o desenvolvimento urbano através da descentralização de serviços e cria comunidades exuberantes onde os moradores podem andar e encontrar praticamente tudo o que precisam a poucos minutos de distância. Hill é diretor estratégico de design da Vinnova, a agência de inovação do governo sueco.