RocaGallery promove discussão “Repensar os espaços”
O RocaGallery.com, o espaço virtual da Roca Gallery, coloca em discussão, durante todo o mês de agosto o tema “Repensar os espaços”, com o contributo de um painel de renome

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O RocaGallery.com, o espaço virtual da Roca Gallery, coloca em discussão, durante todo o mês de agosto o tema “Repensar os espaços”. Uma discussão que pretende ajudar a repensar as cidades, os bairros e as casas, “abrindo caminho para um futuro mais sustentável”.
“A mudança é cada vez mais rápida e constante, devido à velocidade a que a tecnologia avança. Este ritmo frenético repercute-se profundamente no dia a dia, no estilo de vida e no modo como as pessoas se relacionam. Por essa razão, é fundamental olhar para as cidades, bairros e habitações, no sentido de considerar uma nova forma de projectar e construir os espaços domésticos e públicos. Por sua vez, a pandemia, as alterações climáticas e as respetivas consequências forçaram a repensar os diferentes espaços em que o ser humano habita, em todo o mundo”, justifica a marca em comunicado.
Em “Repensar os espaços”, o Roca Gallery explora novas formas de avançar neste debate actual, apresentando a visão de um painel de especialistas multidisciplinar através de uma série de artigos publicados todas as semanas na plataforma digital.
Byron George, Ramon Bosch e Bet Capdeferro, os dois últimos receptores do UE-Premio Mies van der Rohe, são alguns dos arquitectos convidados a debater o tema, cujos os artigos já estão disponíveis. Tal como as contribuições de Sarah Ichioka, consultora, curadora de arte e escritora, Somi Kim, diretora sénior de soluções de cuidados de saúde da Johnson & Johnson, e Paul Priestman, designer e diretor da PriestmanGoode
Nas próximas semanas serão publicados novos artigos, como o de Xavier Torras, director de comunicação e marca corporativa da Roca, que escreve sobre o futuro da casa, colocando ênfase nas tecnologias que permitem conservar a água, gerar energia e promover a saúde dos seus habitantes. Angelo Bucci, professor e fundador da SPBR Arquitetos, explora o design do espaço doméstico como uma interface entre a natureza, a casa e o ambiente urbano.
A temática contará, também, com a participação de Leilani Farha, relatora especial das Nações Unidas pelo direito a uma moradia digna e Diretora do The Shift, movimento internacional que zela pelo direito à habitação. Da mesma forma, Rafael de Balanzo Joue, arquitecto e fundador do Urban Resilience Thinking Design Studio, irá falar sobre o programa Hábitat lançado pelos Arquitectos Sem Fronteiras, uma iniciativa que coordena e luta pela criação de redes colaborativas para as comunidades.
Para completar o debate, o designer e urbanista Dan Hill escreve um artigo sobre a Suécia na qualidade de pioneira do conceito “one-minute city”, que reinventa o desenvolvimento urbano através da descentralização de serviços e cria comunidades exuberantes onde os moradores podem andar e encontrar praticamente tudo o que precisam a poucos minutos de distância. Hill é diretor estratégico de design da Vinnova, a agência de inovação do governo sueco.