Alves Ribeiro e HCI iniciam reabilitação do quarteirão ‘Rossio Pombalino’
Empreitada, coordenada pela Byvision Engenharia e acompanhada pelo gabinete Contacto Atlântico, deverá estar concluída em 2023
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O consórcio constituído pelos empreiteiros Alves Ribeiro e HCI foi o escolhido para a obra de reabilitação do degradado quarteirão no coração de Lisboa, visando restituir a sua traça original pombalina e torná-lo um pólo comercial de referência para a baixa lisboeta.
A escolha do consórcio composto por estas duas empresas de capital nacional, foi efectuada após “uma rigorosa consulta que contou com a participação de várias entidades interessadas, que mostraram cumprir os critérios respeitantes à experiência em obras de reabilitação com grande impacto a nível urbano em Lisboa”, revelou a promotora em comunicado.
As obras decorrerão ao longo de um prazo estimado de aproximadamente dois anos, tendo sido aprovada a licença de construção por parte da Câmara Municipal de Lisboa no dia 26 de Fevereiro 2021 e decorrem no edifício, desde essa altura, os trabalhos preparatórios dos empreiteiros. Recorde-se que esta licença é atribuída na sequência da aprovação do projeto de reabilitação decidida em Novembro de 2020 pela autarquia, após votação em reunião camarária. Obras deverão estar concluídas em 2023.
.A empreitada é coordenada pela Byvision Engenharia e acompanhada pelo gabinete de arquitectura Contacto Atlântico, advogados SGA e CSA, engenheiros projetistas, historiadores e arqueólogos visando garantir a reabilitação do património actualmente degradado,
“Estamos convictos de que as obras de reabilitação agora iniciadas irão fazer jus ao espírito da época pombalina, ao mesmo tempo que garantirão as condições para que nasça no coração de Lisboa um novo centro de atração comercial de qualidade para os Lisboetas e visitantes”, refere Patrícia Rodrigues, responsável pelo desenvolvimento do projecto ‘Rossio Pombalino’.
O investimento no quarteirão e respectivo projecto de reabilitação é feito pela empresa JCKL Portugal–Investimentos Imobiliários, detida a 100% por um Global Family Office internacional que detém um portfólio diversificado de investimentos financeiros e empreendimentos imobiliários em todo o mundo, e proprietário do quarteirão desde Fevereiro de 2018.