Engexpor lança nova empresa orientada para o futuro da indústria
A DCS – Digital Construction Services – é a nova empresa do Grupo Engexpor com serviços, aplicações digitais e ferramentas BIM, que permitem auxiliar todas as etapas de um projecto

CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Bruno Matos, será o managing director da nova empresa, a DCS – Digital Construction Services
A Engexpor, grupo empresarial português de Gestão de Projetos e Gestão da Construção, lança uma nova unidade de negócio, a DCS – Digital Construction Services, com serviços de inovação e tecnologia para todas as áreas do imobiliário, desde a fase de concepção e projecto, passando pela fase de construção, terminando na fase de operação dos activos. Os serviços são direccionados para todos os players do mercado imobiliário, tais como promotores imobiliários, gabinetes de projecto, empresas de construção, empresas de asset e facility management. Esta nova unidade, que resulta da autonomização de um departamento da Engexpor, será liderada por Bruno Matos, na qualidade de managing cirector da DCS, quadro do Grupo com uma ampla experiência em diversas áreas com especial enfoque em BIM (Building Information Modeling).
“A DCS – Digital Construction Services vem dar uma resposta mais dedicada a um serviço que já era prestado anteriormente, mas que pela sua especificidade e alcance, justifica a criação de uma nova empresa. Desta forma, está aberta a possibilidade da contratação deste serviço especializado de uma forma independente do serviço de Gestão de Projecto e Gestão da Construção. A DCS permite-nos complementar a oferta da Engexpor e dar mais um passo importante em direção ao futuro da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO)”, explica Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
A DCS conta com serviços e aplicações digitais para a gestão abrangente e integrada da informação, das tarefas e da comunicação, ao nível do indivíduo, da equipa e da organização. Estes serviços incluem ferramentas BIM (Building Information Modeling), aplicáveis ao ciclo de vida do projeto, desde a fase de conceção até à entrega final da obra, com funções de modelação, análise, coordenação, otimização, simulação e documentação.
Também Bruno Matos, managing director da DCS, destaca “a vontade de acrescentar valor às empresas, ativos e projectos, que venham a trabalhar connosco, por meio de métodos e técnicas sustentadas em tecnologias de informação inovadoras”. A importância da coordenação de projectos é frequentemente reconhecida apenas quando algo de errado acontece, existindo a tendência de transferir erros de concepção, medição e outros para a fase de construção. Os gestores de projecto têm a oportunidade de mitigar estas ineficiências por recurso à metodologia BIM, desde que previamente definidos os requisitos contratuais apropriados para promover a colaboração entre as equipas de concepção e construção”, acrescenta.
Com vários anos de experiência no sector, Bruno Matos, é membro da Comissão Técnica BIM Portuguesa (CT197), onde integra as Tasks Forces de Contratação BIM e do Plano de Execução BIM (PEB), sendo o representante pela área de Construção.