ATIC lança Roteiro da Indústria Cimenteira para a Neutralidade Carbónica 2050
Para apresentar o Roteiro, a ATIC promove, no próximo dia 29 de Março, a conferência “Cimentar o Futuro”. O evento realiza-se em formato digital e conta com a presença dos ministros Matos Fernandes e Siza Vieira
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associação Técnica da Indústria de Cimento (ATIC) promove, já no próximo dia 29 de Março, a conferência “Cimentar o Futuro” para apresentar o Roteiro da Indústria Cimenteira Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050. O evento realiza-se em formato digital e conta, entre outras personalidades relevantes, com a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, e de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
O Roteiro traduz o alinhamento da indústria cimenteira nacional com os compromissos e metas nacionais estabelecidos pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) bem como os assumidos por Portugal no contexto europeu e internacional, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, através da incorporação de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis, tendo em vista a descarbonização da indústria. Neste sentido, o documento apresenta a Abordagem “5C” (Clínquer, Cimento, Betão (Concrete), Construção, e (Re) Carbonatação), para sintetizar um conjunto de medidas destinadas ao cumprimento das citadas metas, ao longo da respetiva cadeia de valor do cimento e do betão, e até da Construção. Esta abordagem 5C foi apresentada em 4 de Junho de 2020 em Bruxelas, junto das principais instituições europeias para corporizar a estratégia da indústria cimenteira europeia rumo à descarbonização.
Os temas em destaque na conferência serão a Transição Energética e Descarbonização: eficiência, competitividade e inovação e as Políticas Públicas adequadas à descarbonização da economia. Entre os oradores deste evento encontram-se, os deputados ao Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho e Carlos Zorrinho, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o anterior Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o presidente do Conselho Português de Construção e do Imobiliário da CIP, Fernando Santo, e a fundadora da SystemicSphere e economista especializada em Finanças Sustentáveis, Sofia Santos. Salienta-se também a intervenção de Gonçalo Salazar Leite, presidente da ATIC, de Luís Fernandes, presidente do Conselho Executivo da ATIC e CEO da CIMPOR, e Otmar Hübscher, CEO da SECIL, assim como de executivos séniores da indústria de cimento.