
CONSTRUIR
Mercado de Escritórios com actividade moderada nos primeiros meses do ano
Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
A International Passive House Association e as suas organizações parceiras, incluindo a Associação Passivhaus Portugal, lançam esta segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, a campanha global “Efficiency: The First Renewable Energy”. Com o hashtag #EfficiencyFirst, a campanha procura aumentar a consciência para o papel vital que a eficiência energética nos edifícios tem na procura dos objectivos para a acção climática. A campanha irá demonstrar, também, que os edifícios Passive House proporcionam ambientes construídos saudáveis, confortáveis e sustentáveis. O lançamento inclui um concurso para os seguidores nas redes sociais.
A International Passive House Association (iPHA), fundada pelo Passivhaus Institut em 2010, lança hoje a sua campanha com o concurso nas redes sociais #ExplainPassiveHouse. Aos seguidores nas redes sociais da comunidade internacional Passive House é pedido para publicarem descrições acerca do funcionamento duma Passive House recorrendo a analogias com objectos do quotidiano doméstico. O concurso irá decorrer até 1 de Março. O vencedor irá receber um prémio à escolha: participação num curso Passive House (Designer ou especialista PHPP) ou bilhetes para a 25ª Conferência Internacional Passive House a 10 e 11 de Setembro em Wuppertal, Alemanha.
A International Passive House Association (iPHA) é uma rede global que reúne tanto os especialistas Passive House como os entusiastas do conceito. Em conjunto com as 22 organizações parceiras de todo o mundo, a iPHA trabalha para disseminar informação e conhecimento sobre a norma Passive House e promover uma maior compreensão do público em relação às suas vantagens e requisitos. A rede torna possível o acesso a toda a informação disponível e facilita a partilha entre os profissionais da rede, os legisladores e decisores, os media e o público em geral.
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC) destaca a urgente acção para limitar o aquecimento global. Actualmente, 35% de todo o consumo energético global deve-se ao sector dos edifícios isoladamente. A operação dos edifícios é quem mais contribui para as emissões de CO2, a maior parte devido às necessidades de aquecimento e arrefecimento. Na última década assistimos à maior consciencialização para a necessidade da energia renovável e da redução da energia incorporada. Ao usar o slogan “Efficiency: The First Renewable Energy” (“Eficiência: A Primeira Energia Renovável”), a campanha #EfficiencyFirst pretende alertar o público para um aspecto fundamental dos edifícios sustentáveis que é muitas vezes esquecido: a Eficiência Energética.
Ao longo de 2021, a rede da iPHA irá acolher e organizar diversos eventos e actividades com o objectivo de promover o significado da eficiência primeiro na abordagem dos projectos de edifícios e em que os edifícios são projectados, construídos e renovados para ter necessidades de aquecimento e arrefecimento extremamente reduzidas. O plano de actividades inclui apresentações e conferências informativas, materiais explicativos para publicação impressa e online e os International Passive House Open Days, entre outras.