‘Grand Projects – Urban Legacies of the late 20th Century’ marcada para Fevereiro em Lisboa
Conferência irá decorrer de 17 a 19 de Fevereiro no ISCTE, em Lisboa. A submissão de artigos pode ser feita até 20 de Janeiro

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A conferência internacional ‘Grand Projects – Urban Legacies of the late 20th Century’ tem data marcada para os dias 17 a 19 de Fevereiro deste ano em Lisboa. O evento irá decorrer num sistema hibrido, de forma presencial no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, mas também online, podendo vir a ser totalmente online caso seja necessário, dependendo da evolução da pandemia por Covid-19, esclarece a organização. O prazo para envio de artigos foi alargado até dia 20 de Janeiro.
Com o objectivo de debater as transformações que tiveram lugar nos territórios urbanos nas últimas duas décadas, considerando os impactos das politicas e conjunturas do final do século XX, o evento irá incidir sobre temas como: mega eventos e e mega projetos: tendências e procura; Starchitecture; Consciencialização do Impacto Ambiental no desenvolvimento urbano; Métodos e tecnologias no projecto arquitectónico e no planeamento urbano; Políticas urbanas; Competitividade urbana e desafios sociais; O papel dos artistas e da arte urbana; A Síndrome dos Grandes Projectos: processos de contaminação entre Norte-Sul, Oeste-Leste, Global-Local e Análise urbana e design da cidade.
Ainda sem programa definido, a conferência tem já a confirmação de alguns nomes nacionais, nomeadamente, Gonçalo Byrne, bastonário da Ordem dos Arquitectos, Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Ricardo Paes Mamede, do ISCTE. Nomes internacionais como Christian Schmid, ETH Zurich, Claire Colomb, da Bartlett School of Planning University College London, Jean-Louis Cohen, da New York University’s Instute of Fine Arts e Josep Acebillo, da Accademia di Architettura di Mendrisio.