Microsoft anuncia projectos vencedores do Pitch for Impact
A iniciativa, realizada em parceria com a Amorim, Casa do Impacto, EDP, Galp e Maze, desafiou startups a apoiar projectos de Responsabilidade Social Corporativa
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
Os projectos da EQS Global, Volvero, DUCKT, EcoBean, RePurpose global e Sensefinity foram os vencedores do Pitch for Impact, iniciativa da Microsoft que recebeu mais de 50 candidaturas de startups nacionais e internacionais, cujo foco são as áreas de Sustentabilidade e Impacto Social.
Inserida nas comemorações dos 30 Anos da Microsoft em Portugal, a iniciativa Pitch for Impact, realizada em parceria com a Amorim, Casa do Impacto, EDP, Galp e Maze, desafiou startups a apoiar projetos de Responsabilidade Social Corporativa, que irão a partir de Janeiro do próximo ano colaborar com os diferentes parceiros.
“O ecossistema de startups vencedoras apresentou projetos com elevada qualidade que comprovam o talento dos empreendedores, apresentando valor acrescentado a cada um dos desafios lançados. Esta iniciativa enquadra-se com a estratégia Microsoft de utilizar a tecnologia em prol das pessoas e empresas, com vista a um futuro cada vez mais sustentável. As startups são um motor de inovação indiscutível, e a Microsoft pretende continuar a acelerar o seu crescimento tendo também em consideração o seu papel na criação de oportunidades para as gerações futuras”, afirma Andrea Rubei, marketing and operations executive director da Microsoft Portugal.
As startups foram distinguidas em seis categorias. A EQS Global venceu na categoria “Track Good Vibrations” da Amorim, que lançou o desafio de explorar o potencial da tecnologia de IoT industrial em prol da melhoria do fluxo de tráfego nas linhas ferroviárias. O prémio dará acesso a consultoria com especialistas técnicos e de negócio da Amorim e a uma prova de conceito para validação de product-market fit. A EQS Global utiliza tecnologia de ponta desenvolvida internamente e plataformas digitais, em prol do aumento da eficiência, mitigação de riscos e reforço da sustentabilidade em serviços de gestão de activos.
A Volvero é a startup vencedora do desafio “Rise for Impact” da Casa do Impacto, que procurou empreendedores motivados com soluções inovadoras capazes de responder às necessidades sociais e ambientais. O prémio permitirá à Volvero integrar a comunidade da Casa do Impacto durante um ano, com acesso ao programa de incubação virtual e ao Bootcamp Rise for Impact. A Volvero disponibiliza uma aplicação de carsharing baseada nas mais inovadoras tecnologias de forma simples, confiável e sustentável.
A DUCKT é a startup vencedora do desafio “Powering Sustainable Lives” da EDP, que procurou soluções inovadoras e disruptivas que promovam a aceleração da neutralidade do carbono na sociedade e um impacto positivo na melhoria dos direitos humanos e da biodiversidade. O prémio permitirá integrar a Comunidade EDP Starter, uma comunidade internacional de mais de 200 startups e PMEs tecnológicas. A DUCKT é uma startup de mobilidade inteligente, que desenvolve soluções de infraestrutura em ambiente urbano.
A EcoBean é a startup vencedora do desafio “Pitch to the Future of Energy” da Galp, que pretendeu encontrar empreendedores inovadores que impulsionem a transição energética. O prémio oferece consultoria com especialistas técnicos e de negócio da Galp e uma prova de conceito com as áreas de negócio da corporativa. A EcoBean oferece uma forma sustentável, confiável e de custo reduzido para dar aos resíduos de café uma segunda vida, num processo de economia circular que reduza pegada de CO2.
A RePurpose global é a startup vencedora do desafio “Enter The MAZE” da Maze, que procurou soluções empreendedoras em estágio inicial com foco na resolução de desafios sociais e ambientais através de modelos de negócios sustentáveis. O prémio dará acesso a cinco sessões de mentorship em Estratégia, Angariação de Fundos, Corporate Engagement, Gestão de Impacto e Marketing. A RePurpose Global é a primeira plataforma de crédito de plástico do mundo dedicada à eliminação e recuperação de resíduos de plástico.
A Sensefinity é a startup vencedora do desafio “AI for Good” da Microsoft for Startups, que pretende apoiar uma solução inovadora que integre o desenvolvimento de competências, sustentabilidade e acessibilidade, apoiando a capacitação social através da tecnologia. O prémio
permitirá o acesso ao Programa de Empreendedorismo Social Global da Microsoft durante um ano, incluindo tecnologias de cloud gratuitas da Microsoft, acesso ao GitHub Enterprise, recursos dedicados go-to-market, acesso a clientes e a fundos para startups qualificadas. A Sensefinity disponibiliza uma solução full-stack, desde o hardware a uma cloud segura com uma API, para aplicações feitas à medida das necessidades de cada organização.
Lançado em 2018, o programa Microsoft for Startups apoia o crescimento de startups de todo o mundo, através do acesso a recursos técnicos e comerciais com vista a acelerar a expansão sustentável de novas empresas.
Até 2030, a Microsoft tem como objectivo atingir uma pegada de carbono negativa e, até 2050, remover todo o carbono emitido pela empresa desde a sua fundação, em 1975. Recentemente, a empresa anunciou também o investimento de mais de 40 milhões de euros em inteligência artificial e cloud para solucionar questões como a escassez e a limpeza das águas.