Parque do Barrocal vence prémio internacional de arquitectura
Com 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atracções naturais

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O Parque Natural do Barrocal, em Castelo Branco, é o grande vencedor de um dos maiores prémios internacionais de arquitectura, o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”.
O projecto albicastrense estava numa lista de oito finalistas vindos de todo o mundo, e competia com países como os Estados Unidos, México, Dinamarca ou Austrália.
Para José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, “é um grande orgulho para Castelo Branco e para todos os albicastrenses o reconhecimento internacional do nosso Barrocal. Estamos a falar de um exemplo singular da harmonização entre a preservação da biodiversidade existente nas cidades e o seu usufruto por parte da população, características que lhe conferem distinção, mas também modernidade”.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro, em Inglaterra.
Também em Outubro, o Parque Natural do Barrocal venceu o Architecture Master Prize – uma das mais reputadas distinções do sector – na categoria de “Espaços Públicos”.
O Parque Natural do Barrocal abriu ao público no passado dia 7 de Novembro. Trata-se de um espaço com “310 milhões de anos”, mas que agora, com a intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal de Castelo Branco, ganha relevância no panorama nacional e internacional.
Está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. Tem 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atracções naturais.