
CONSTRUIR
ISQ participa em projecto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio
OBO Bettermann apresenta nova linha de produtos BlackLine
Deco Out estreia-se com “expressiva” adesão e “envolvimento” de profissionais do sector
Cosentino apresenta primeiro relatório global de tendências para a arquitectura e design
Nomad Eden na Foz conclui comercialização de um dos dois sectores
Mello RDC lança projecto de habitação São Ciro 19
Gaia registou 3400 pedidos de licenciamento de novos fogos em 2024
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
O edifício da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, desenhado pelo estúdio Santos-Gaia é o protagonista de uma campanha internacional do grupo ETEX. Este é um dos projectos destacados pela utilização dos painéis de fibrocimento EQUITONE nas suas fachadas. Aqui a opção recaiu sobre uma aplicação especial de EQUITONE [linea] com uma composição de peças angulares colocadas em direções diferentes para que as ranhuras nos painéis criassem efeitos impressionantes de iluminação, contraste e tons.
O centro de saúde de A Laracha, na Galiza, o Auditório Nacional de Dança ou Teatro de Budapeste integram esta campanha, sendo exemplos claros da versatilidade do produto.
O material, criado em 2014, depois de um árduo processo de investigação, é fabricado com uma tecnologia patenteada que assegura a sua qualidade e estética. Seis anos depois, a sua utilização em importantes obras de referência e edifícios emblemáticos coloca-o na vanguarda da arquitectura
Criados em estreita colaboração com os profissionais de arquitectura, os painéis EQUITONE [linea] reinventaram o conceito de fachada com um material que mostra uma textura linear que realça a textura interna bruta do núcleo. Em cada momento do dia, o ângulo de mudança da luz dá uma aparência diferente às fachadas em que estes painéis estão instalados.
A aparência em constante mudança do material chama a atenção e mantém o olhar “preso”. Inspirado na mão humana, as suas proporções são familiares e agradáveis ao toque. O produto, colorido na massa, revela uma complexidade e integridade únicas numa estrutura geométrica na qual as fibras criam uma textura geométrica em que as fibras criam uma textura delicada, trazendo detalhes naturais e subtileza de uma beleza arrojada.
Desde o seu lançamento, o design inovador e original deste produto e a sua utilização crescente em projectos singulares criou uma tendência e inspirou várias versões no mercado.
“A ideia foi reproduzida em diferentes versões por outras empresas, mas estamos plenamente convencidos que os nossos painéis são únicos. Trata-se do primeiro material deste tipo produzido integralmente por um fabricante através de um processo inovador patenteado, o que assegura a sua qualidade e acabamento único”, explica Michel García Ruiz, Brand Manager da EQUITONE.
“Concebemos esta linha em colaboração com vários arquitectos e levamos a cabo um vasto trabalho de investigação para chegar a este design. Ao contrário de outros produtos, os nossos painéis têm um aspeto mineral muito natural que é muito apreciado pelos profissionais. Não só a comprovada qualidade do nosso painel e a sua versatilidade marcam a diferença, como outros produtos similares no mercado não têm a profundidade e o corte do nosso produto e não geram esse efeito 3D tão apreciado pelos arquitetos. São produtos muito mais planos”, sublinha o responsável.
Tal como outros produtos de EQUITONE, estes painéis são fabricados de acordo com critérios máximos de sustentabilidade e durabilidade, são resistentes ao fogo, absorventes acústicos, resistentes à água e a temperaturas extremas, produtos químicos, organismos e respeitam o meio ambiente, sem emitir gases nocivos.