Paula Marques, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local
Lisboa: Programa BIP/ZIP com apoio de 1,6 M€ para projectos vencedores
A 10ª edição do BIP/ZIP vai apoiar 37 projectos que visam dar resposta nas áreas do emprego, educação e saúde mental
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara Municipal de Lisboa vai apoiar os 37 projectos vencedores do programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, num investimento municipal de 1,6 milhões de euros. A 10ª edição procura dar resposta aos efeitos da pandemia Covid-19 no emprego, na educação e na saúde mental.
Os protocolos assinados, estabelecem parcerias com 113 entidades (40 promotoras e 73 parceiras) na promoção de cerca de 215 actividades, em 42 territórios BIP/ZIP de Lisboa.
Paula Marques, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, reforça a importância das “parcerias público-comuns” apoiadas pela autarquia, que “vão construir a cidade e pensar num futuro de mudanças mais estruturais”, abrindo assim a porta para novos caminhos e projectos mais ambiciosos.
Os novos projectos procuram dar respostas imediatas às comunidades prioritárias de Lisboa, particularmente vulneráveis ao processo destrutivo, presente e futuro, do tecido social, económico e cultural, em resultado do contexto actual provocado pela pandemia Covid-19. “O impacto mais severo nas comunidades BIP/ZIP centra-se em áreas como a empregabilidade e o tecido económico local, na educação e formação, e na necessidade do apoio directo aos grupos mais vulneráveis, através do reforço das redes e respostas locais”, afirmou a autarquia em comunicado.
O montante total de apoio municipal para estes 37 projectos é de 1.600.277 euros (480.083 euros no ano de 2020 e de 1.120.194 euros em 2021). Estes projectos contam, ainda, com o valor de 493.694 euros, angariado pelas próprias parcerias, num valor total de 2.093.971 euros ao serviço das comunidades dos territórios de intervenção prioritária.