Exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa” na UCCLA
A exposição, realizada em parceria com a FAUL, vai estar patente nas instalações da UCCLA até 21 de Janeiro de 2021

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Compreender as nossas cidades e os modelos que influenciaram o seu desenvolvimento são os ingredientes da exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, que a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) – em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa – inaugurou no dia 22 de Outubro, nas suas instalações, na Avenida da Índia, em Lisboa.
Trata-se de uma mostra de alguns dos Planos de Urbanização que foram elaborados entre 1934 (data do 1.º Decrecto‑Lei português a definir as regras destes planos) e 1974 (data a partir da qual ocorreu a independência das colónias), para as cidades de África e da Ásia que, nesse período, se encontravam sob administração colonial portuguesa. Planos esses que foram recolhidos e estudados no âmbito dum projecto de investigação da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
De acordo com Vítor Ramalho, secretário-geral da UCCLA, “é muito útil e proveitoso revisitarmos a História e percebermos, no que a Portugal respeita, a influência que tiveram os planos gerais de urbanização e os conceitos que lhes estavam subjacentes, incluindo naturalmente os territórios de expansão marítima.” O responsável destacou, ainda, o contributo dado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o empréstimo de obras por entidades públicas e privadas, para a concretização da exposição.
A exposição “Urbanismos de influência portuguesa” é um “testemunho de uma parte do que somos, da nossa especificidade, do importante contributo da arquitectura e da engenharia portuguesa no mundo e dos marcos que ficaram a assinalar a nossa própria identidade” finalizou Vítor Ramalho.
A exposição estará patente ao público até 22 de Janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30. A entrada é livre.