IP lança concurso para empreitada no corredor internacional do Sul
O concurso público internacional para a realização da empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e para a construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, representa um investimento de 105 M€ e terá um apoio da UE.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público internacional para a realização da empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e para a construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, na nova Linha de Évora, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul, actualmente em desenvolvimento no âmbito do Programa Ferrovia2020.
Esta obra tem um investimento estimado de 105 milhões de euros e terá o apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), com um cofinanciamento de 40%. O prazo de execução previsto é de 935 dias.
A empreitada a concurso inclui, entre outros, a construção de um novo canal ferroviárion entre Évora, exclusive, e o quilómetro 121, a modernização do actual traçado entre o quilómetro 121 e Évora Norte, a construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira e construção de passagens desniveladas rodoviárias;
Os trabalhos incluem ainda o assentamente da superestrutura de via-férrea entre Évora, exclusive, e a Linha do Leste, incluindo a Concordância de Elvas e a construção de três estações técnicas.
O troço Évora – Elvas/Fronteira integra o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias com Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.
Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.