
CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A urbanização e pavimentação das cidades faz com que seja necessário ter sistemas de captação de águas nas ruas, que evitem a ocorrência de pequenas inundações. Neste sentido, os embornais desempenham um papel fundamental tendo a ACO criado uma nova gama de grelhas de embornais amovíveis em ferro fundido para ruas com um design que permitem a retenção de sólidos e que são fáceis de manejar para a sua manutenção e limpeza.
Os embornais são grades distribuídas ao longo da rua, normalmente ao lado dos lancis, com a função de conduzir a água da chuva ou da rega para a rede de esgotos. A ACO dispõe de uma nova linha de grelhas de embornais amovíveis com um design de grades que permite a retenção de sólidos.
Tanto a grelha como a estrutura dos embornais da ACO são fabricadas em ferro fundido dúctil, um material que se caracteriza pela sua dureza e durabilidade. A superfície das grelhas é concebida com relevo antiderrapante. Para facilitar a limpeza e manutenção das caixas, têm uma abertura lateral para ajudar a levantar.
Estão disponíveis em formato quadrado (ACO Guss) com medidas que vão de 30×30 a 90×90 cm e em formato rectangular (ACO I-Basic) com 2 medidas de 727×397 e 720×400 mm (as medidas especificadas correspondem à estrutura exterior). Ambas as soluções estão disponíveis com classes de carga C250 e D400, de acordo com a norma UNE-EN 124-2:2015, o que permite serem usadas tanto nas áreas de valas das estradas como em áreas de estacionamento e para o tráfego de qualquer tipo de veículo terrestre.