CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A urbanização e pavimentação das cidades faz com que seja necessário ter sistemas de captação de águas nas ruas, que evitem a ocorrência de pequenas inundações. Neste sentido, os embornais desempenham um papel fundamental tendo a ACO criado uma nova gama de grelhas de embornais amovíveis em ferro fundido para ruas com um design que permitem a retenção de sólidos e que são fáceis de manejar para a sua manutenção e limpeza.
Os embornais são grades distribuídas ao longo da rua, normalmente ao lado dos lancis, com a função de conduzir a água da chuva ou da rega para a rede de esgotos. A ACO dispõe de uma nova linha de grelhas de embornais amovíveis com um design de grades que permite a retenção de sólidos.
Tanto a grelha como a estrutura dos embornais da ACO são fabricadas em ferro fundido dúctil, um material que se caracteriza pela sua dureza e durabilidade. A superfície das grelhas é concebida com relevo antiderrapante. Para facilitar a limpeza e manutenção das caixas, têm uma abertura lateral para ajudar a levantar.
Estão disponíveis em formato quadrado (ACO Guss) com medidas que vão de 30×30 a 90×90 cm e em formato rectangular (ACO I-Basic) com 2 medidas de 727×397 e 720×400 mm (as medidas especificadas correspondem à estrutura exterior). Ambas as soluções estão disponíveis com classes de carga C250 e D400, de acordo com a norma UNE-EN 124-2:2015, o que permite serem usadas tanto nas áreas de valas das estradas como em áreas de estacionamento e para o tráfego de qualquer tipo de veículo terrestre.