dav
Nova unidade industrial da Atepeli termina obra com gestão da Engexpor
O edifício foi construído num terreno com 6,5 hectares e incorpora soluções de sustentabilidade ambiental e preocupação com o bem-estar dos colaboradores
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Foi recentemente concluída a construção da nova unidade industrial da Atepeli, instalada em Penafiel. Os trabalhos decorreram ao longo de 12 meses, com gestão de projecto e fiscalização de obra a cargo da Engexpor que desenvolveu ainda o estudo e o projecto de engenharia para a multinacional francesa que fabrica componentes de malas, carteiras e porta-cartões para marcas de luxo.
A nova unidade de produção, que recebeu o nome de Atelier Agile, está localizada na zona do antigo hipódromo, em Santa Marta, num terreno com 6,5 hectares. Tem uma área bruta de construção de 7.650 m² e um pé direito de 6 metros, num projecto que assume preocupações sociais e de sustentabilidade, nomeadamente em termos da eficiência energética e ambiental.
Com estrutura em madeira, o edifício incorporou soluções optimizadas ao nível das fundações, iluminação natural e integração no meio envolvente. O projecto foi desenvolvido num terreno amplo, de natureza quase campestre, privilegiando-se a interligação com o exterior, através da criação de diversos espaços envidraçados que deixam passar a luz natural, proporcionando boas condições de trabalho aos seus colaboradores e um ambiente de tranquilidade, pouco comum neste tipo de edificações.
“O carácter inovador da nova unidade industrial da Atepeli é evidente não só nas suas preocupações sociais e ambientais mas também na modernidade do edifício. É um projecto com muita qualidade que deve ser tido como exemplo e que acompanhámos com muita satisfação. Trabalhámos desde sempre o sector industrial e logístico e é muito positivo assistir ao seu ressurgimento com projectos diferenciadores, alguns dos quais estamos a acompanhar”, refere Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
Anteriormente, a Engexpor também havia realizado a gestão de projecto e obra da fábrica da Atepeli, em Lousada, inaugurada em 2018.