dav
Nova unidade industrial da Atepeli termina obra com gestão da Engexpor
O edifício foi construído num terreno com 6,5 hectares e incorpora soluções de sustentabilidade ambiental e preocupação com o bem-estar dos colaboradores
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Foi recentemente concluída a construção da nova unidade industrial da Atepeli, instalada em Penafiel. Os trabalhos decorreram ao longo de 12 meses, com gestão de projecto e fiscalização de obra a cargo da Engexpor que desenvolveu ainda o estudo e o projecto de engenharia para a multinacional francesa que fabrica componentes de malas, carteiras e porta-cartões para marcas de luxo.
A nova unidade de produção, que recebeu o nome de Atelier Agile, está localizada na zona do antigo hipódromo, em Santa Marta, num terreno com 6,5 hectares. Tem uma área bruta de construção de 7.650 m² e um pé direito de 6 metros, num projecto que assume preocupações sociais e de sustentabilidade, nomeadamente em termos da eficiência energética e ambiental.
Com estrutura em madeira, o edifício incorporou soluções optimizadas ao nível das fundações, iluminação natural e integração no meio envolvente. O projecto foi desenvolvido num terreno amplo, de natureza quase campestre, privilegiando-se a interligação com o exterior, através da criação de diversos espaços envidraçados que deixam passar a luz natural, proporcionando boas condições de trabalho aos seus colaboradores e um ambiente de tranquilidade, pouco comum neste tipo de edificações.
“O carácter inovador da nova unidade industrial da Atepeli é evidente não só nas suas preocupações sociais e ambientais mas também na modernidade do edifício. É um projecto com muita qualidade que deve ser tido como exemplo e que acompanhámos com muita satisfação. Trabalhámos desde sempre o sector industrial e logístico e é muito positivo assistir ao seu ressurgimento com projectos diferenciadores, alguns dos quais estamos a acompanhar”, refere Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
Anteriormente, a Engexpor também havia realizado a gestão de projecto e obra da fábrica da Atepeli, em Lousada, inaugurada em 2018.