Dstgroup com obra de 2,4 M€ para Iberdrola
A empreitada da Iberdrola, tem assinatura da consultora portuguesa TPF Planege Cenor e representa um investimento de cerca de 2,4 milhões euros.
Manuela Sousa Guerreiro
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A dst, sa, empresa do dstgroup, está a construir, em Ribeira de Pena, o Edifício de Controlo do Sistema Electroprodutor do Tâmega, uma estrutura de escritórios e serviços que permitirá apoiar aquele que é um dos maiores projectos hidroelétricos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos. A empreitada da Iberdrola, tem assinatura da consultora portuguesa TPF Planege Cenor e representa um investimento de cerca de 2,4 milhões euros.
O projecto de construção inclui trabalhos de terraplanagem, execução de fundações, estruturas, arquitectura, redes, instalações, e ainda a urbanização da plataforma do Edifício de Controlo do Sistema Electroprodutor do Tâmega (SET) e Auxiliar. A dte – instalações especiais, também do dstgroup, será responsável pela implementação do projecto de especialidade, nomeadamente instalações eléctricas, telecomunicações, detecção de incêndios, extinção portátil, sinalética de emergência, extinção fixa, sistema solar e AVAC.
“É para nós particularmente entusiasmante poder fazer parte da história da construção de um projecto desta envergadura, não só porque promove a transição energética em Portugal, baseado num modelo de utilização de energia limpa, que é também uma das nossas frentes de trabalho, mas também porque vai permitir a criação de riqueza e bem-estar para as populações da região e dos portugueses, em geral”, refere José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup.
A par da dimensão económica, ambiental e social e do encaixe financeiro que esta obra representa, José Teixeira destaca as medidas adoptadas nesta e noutras empreitadas, no contexto de COVID-19. “Temos um plano de contingência extremamente rigoroso, quer na sede da empresa quer nas empreitadas actualmente em execução. A sua implementação passa, entre outras medidas, pela distribuição de kits de EPI, obrigatoriedade de medição da temperatura corporal duas vezes por dia (manhã e tarde), desinfecção de todo o estaleiro de obra e frentes de trabalho e o distanciamento social”.
O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projectos hidroeléctricos realizados na Europa nos últimos 25 anos, prevendo 1.500 milhões de euros de investimento e a criação de 13.500 empregos directos e indirecto durante o período de maior volume dos trabalhos (2018-2020). É formado por três centrais hidroeléctricas e três barragens, duas situadas no rio Tâmega (Daivões e Alto Tâmega) e a terceira no rio Torno (Gouvães). O complexo contará com uma potência instalada de 1.200 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.800 gigawatts hora (GWh), ou seja, 4% do consumo eléctrico do país.