Luís Miguel Ribeiro
Serviço de apoio criado pela AEP já informou mais de 500 empresas
Os pedidos de esclarecimento chegam de todo o país, em especial de empresas localizadas nos distritos do Porto, Lisboa e Aveiro, a maior parte são micro e PME.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O serviço de apoio às empresas da AEP – Associação Empresarial de Portugal, criado no dia 11 de Março para informar sobre a implementação das medidas anunciadas pelo Governo para minorar o impacto do novo Coronavírus na actividade empresarial, já informou mais de 500 empresas. O elevado número de solicitações – que chegam maioritariamente de micro e PME – já fez com que a associação reforçasse a equipa de técnicos, especialistas nas áreas jurídica e financeira, que diariamente prestam esclarecimentos a dezenas de empresas.
Os pedidos de esclarecimento chegam de todo o país, apesar de serem provenientes em maior número de empresas localizadas nos distritos do Porto, Lisboa e Aveiro. Já os sectores de actividade que mais recorrem ao serviço são o Turismo, o Comércio e a Indústria e as áreas que mais dúvidas suscitam são no âmbito do Direito Laboral e da Segurança Social, seguidas da Fiscalidade e apoios Financeiros.
Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, lembra que, desde a primeira hora, a AEP tem estado em contacto directo com as emrpesas, inquirindo e monitorizando o evoluir da situação, intervindo junto de diversas autoridades, tendo hoje canais directos junto dos ministérios da Economia, do Trabalho, do Planeamento e da Saúde, bem como de diversas instituições no plano confederativo e associativo, sectorial e territorial.
Nesta sequência, a AEP lançou um terceiro inquérito, a decorrer durante o mês de abril junto das empresas suas associadas, para voltar a avaliar o impacto do novo Coronavírus na atividade empresarial.
O presente contexto obriga a enfrentar novos desafios e a criar novas soluções. Nesse sentido as áreas de Formação e Internacionalização foram reforçadas. Na Formação, desde sempre uma área com um forte impacto no apoio às empresas, a AEP Formação programou um conjunto de acções online sobre Medidas de Apoio e Impacto COVID-19.
No serviço de apoio à internacionalização, que se viu obrigado a adiar um vasto número de missões empresariais e participações em feiras um pouco por todo o mundo, a equipa de gestores de mercados desta área continua a preparar o caminho para a internacionalização das empresas portuguesas. No âmbito do projeto BOW – Business on the Way, o calendário de acções de 2020 previa a passagem por 30 mercados, num total de 36 acções.