CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto Revidry pretendeu desenvolver “um novo processo de produção de revestimentos e pavimentos cerâmicos em porcelânico, através da preparação de pasta por via seca, tornando o processo mais eco-eficiente e economicamente mais vantajoso”. Liderado pela Revigrés, em parceria com o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, a Universidade de Aveiro e a JUCA, o projecto foi cofinanciado pelo programa Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Tendo ficado concluído em 2019, encontra-se agora disponível para visualização.
As grandes preocupações ambientais, nomeadamente, a escassez de água e a redução do consumo energético, de emissões de CO2 e outros tipos de poluentes, tornam a investigação em novos métodos de produção muito relevante.
O processo de preparação de pasta cerâmica tradicional, por via húmida, utiliza elevadas quantidades de água como meio de moagem. Posteriormente, no processo de atomização, esta água é removida por secagem, com um consumo elevado de gás natural. Já a preparação de pasta cerâmica por via seca permitirá reduzir de forma expressiva a utilização de água e minimizar a posterior secagem, com ganhos económicos e ambientais significativos.
Neste sentido, o Revidry visou “desenvolver e optimizar o processo de preparação de pasta cerâmica para a prensagem com pós processados por via seca, garantindo características idênticas ou superiores aos pós obtidos por via húmida, designadamente, elevada fluidez, compatibilidade e sinterabilidade”.