
CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O projecto Revidry pretendeu desenvolver “um novo processo de produção de revestimentos e pavimentos cerâmicos em porcelânico, através da preparação de pasta por via seca, tornando o processo mais eco-eficiente e economicamente mais vantajoso”. Liderado pela Revigrés, em parceria com o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, a Universidade de Aveiro e a JUCA, o projecto foi cofinanciado pelo programa Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Tendo ficado concluído em 2019, encontra-se agora disponível para visualização.
As grandes preocupações ambientais, nomeadamente, a escassez de água e a redução do consumo energético, de emissões de CO2 e outros tipos de poluentes, tornam a investigação em novos métodos de produção muito relevante.
O processo de preparação de pasta cerâmica tradicional, por via húmida, utiliza elevadas quantidades de água como meio de moagem. Posteriormente, no processo de atomização, esta água é removida por secagem, com um consumo elevado de gás natural. Já a preparação de pasta cerâmica por via seca permitirá reduzir de forma expressiva a utilização de água e minimizar a posterior secagem, com ganhos económicos e ambientais significativos.
Neste sentido, o Revidry visou “desenvolver e optimizar o processo de preparação de pasta cerâmica para a prensagem com pós processados por via seca, garantindo características idênticas ou superiores aos pós obtidos por via húmida, designadamente, elevada fluidez, compatibilidade e sinterabilidade”.