Caetano de Bragança assume Workplace Strategy da JLL em Portugal
O arquitecto que tem no seu curriculum projectos para o Grupo Prada na Ásia, ou para empresário Roman Abramovich, assume liderança da área de Workplace Strategy da JLL.

Manuela Sousa Guerreiro
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
Cantanhede investe 3,3M€ em 24 habitações a custos acessíveis
Abrantes lança concurso de 6,5M€ para construção de nova escola superior
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
Com um vasto currículo internacional, trabalhando para clientes de renome mundial, o arquitecto Caetano de Bragança juntou-se à JLL, assumindo a liderança da área de Workplace Strategy. Numa altura em que a criação de estratégias de design para os espaços de trabalho assume uma importância cada vez maior no mundo corporativo e, consequentemente, no imobiliário que o serve, o novo responsável irá colocar o seu vasto know-how ao serviço dos clientes da JLL, reportando directamente à área de Strategic Solutions em Portugal.
“Na JLL, o meu principal objectivo é criar conceitos espaciais e programas de usos que deem significado à evolução e transformação das empresas, colocando a máxima atenção nas pessoas e na sua cultura organizacional, potenciando a visão do cliente e o trabalho dos projectistas. Vemos o espaço de trabalho como uma ferramenta que deve aumentar a performance das empresas e que ajuda a reter e a atrair talento. Os edifícios têm o poder e o dever de criar experiências que melhorem a vida das pessoas, que possam reflectir os seus valores e preocupações. Workplace Strategy é muito mais do que só design ou aparência, é sobretudo um exercício de essência e conteúdo, onde se prepara o espaço certo para as pessoas certas”, defende Caetano Bragança
Na liderança da área de Workplace Strategy, o arquitecto será responsável pela criação de estratégias para espaços de trabalho à medida do futuro dos clientes que procuram os serviços de Strategic Solutions JLL, apostando em ambientes sustentáveis e focados na experiência humana, optimizando áreas e reduzindo custos. Outra vertente do Workplace Strategy é o Change Management – gestão da mudança – que, segundo o arquitecto, “prepara as pessoas para os novos espaços através de uma aposta na comunicação e na sensibilização para as novas formas de trabalhar”.
Com um percurso profissional iniciado em 2008, Caetano de Bragança foi o Melhor Aluno do seu ano (2009) no Mestrado em Arquitetura & Artes pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo prosseguido o seu percurso académico na Accademia di Architettura di Mendrisio, na Suíça, onde foi aluno de Peter Zumthor. Fixou residência na Suíça e, posteriormente, em Inglaterra, onde integrou durante 11 anos a equipa do atelier suíço Herzog & de Meuron que, entre vários outros galardões, detém um Prémio Pritzker.
Com um já vasto currículo, desenvolvido sobretudo em palcos internacionais, o novo responsável da JLL soma projectos para clientes de renome mundial como o Grupo Prada na Ásia, Roche & AstraZeneca Pharma, na Europa, para o Complexo Cultural Luz, em São Paulo, para o Miami Art Museum ou o Museu Barranca de Artes Moderna e Contemporânea, em Guadalajara, bem como para clientes privados, como o empresário russo Roman Abramovich, entre vários outros.