Mosteiro de S. Salvador de Travanca será um 4 estrelas em 2023
Em 2023 o mosteiro de S. Salvador de Travanca, Amarante, abrirá as suas portas como um hotel de 4 estrelas. Esta é a mais recente concessão do Programa Revive.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em 2023 o mosteiro romântico beneditino de S. Salvador de Travanca, em Amarante, abrirá as suas portas como um hotel de 4 estrelas. A concessão do monumento nacional foi agora adjudicada, no âmbito do programa Revive, ao investidor de nacionalidade francesa, com investimentos na área do turismo no Brasil, Jean-Claude Frederic Frajmund, que para além das obras de requalificação dos edifícios irá pagar uma renda anual de 27,6 mil euros. O imóvel será concessionado pelos próximos 50 anos para exploração para fins turísticos.
Situado no fundo de um vale e envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país, o Mosteiro foi fundado no século XII, embora a capela e o claustro datem do século XVII. Do conjunto dos edifícios faz parte uma das mais belas torres medievais portuguesas. O projecto turístico deverá aliar a história do imóvel e o ambiente medieval, ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar. Com abertura prevista para o início de 2023 a nova unidade terá 40 quartos.
Este é um dos 33 imóveis incluídos na primeira fase do Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
O programa, que se encontra já na segunda fase, integra um total de 49 imóveis, dos quais 21 se localizam em territórios do interior.
Este imóvel é o 13.º a ser adjudicado no âmbito do Programa Revive, o qual representa já um total de 114,5 milhões de euros de investimento na recuperação de património público e cerca de 2,4 milhões de euros em rendas anuais.
Actualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, da Quinta do Paço de Valverde, em Évora e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.