Mosteiro de S. Salvador de Travanca será um 4 estrelas em 2023
Em 2023 o mosteiro de S. Salvador de Travanca, Amarante, abrirá as suas portas como um hotel de 4 estrelas. Esta é a mais recente concessão do Programa Revive.

CONSTRUIR
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
Politécnico da Guarda lança concurso para residência por 3M€
Ordem dos Engenheiros e Universidade de Évora reforçam formação com novo protocolo
Em 2023 o mosteiro romântico beneditino de S. Salvador de Travanca, em Amarante, abrirá as suas portas como um hotel de 4 estrelas. A concessão do monumento nacional foi agora adjudicada, no âmbito do programa Revive, ao investidor de nacionalidade francesa, com investimentos na área do turismo no Brasil, Jean-Claude Frederic Frajmund, que para além das obras de requalificação dos edifícios irá pagar uma renda anual de 27,6 mil euros. O imóvel será concessionado pelos próximos 50 anos para exploração para fins turísticos.
Situado no fundo de um vale e envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país, o Mosteiro foi fundado no século XII, embora a capela e o claustro datem do século XVII. Do conjunto dos edifícios faz parte uma das mais belas torres medievais portuguesas. O projecto turístico deverá aliar a história do imóvel e o ambiente medieval, ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar. Com abertura prevista para o início de 2023 a nova unidade terá 40 quartos.
Este é um dos 33 imóveis incluídos na primeira fase do Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
O programa, que se encontra já na segunda fase, integra um total de 49 imóveis, dos quais 21 se localizam em territórios do interior.
Este imóvel é o 13.º a ser adjudicado no âmbito do Programa Revive, o qual representa já um total de 114,5 milhões de euros de investimento na recuperação de património público e cerca de 2,4 milhões de euros em rendas anuais.
Actualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, da Quinta do Paço de Valverde, em Évora e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.