Terminal de Cruzeiros de Lisboa em Livro
O livro de Nuno Miguel Borges conta com fotografia de António Júlio Duarte, textos de José Sarmento de Matos e design de Pedro Falcão
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Inserido na colecção sobre projectos de arquitectura, Nuno Miguel Borges lançou o primeiro volume dedicado o Terminal de Cruzeiros de Lisboa. O livro que “conta a história de um projecto de arquitectura”, tem fotografia de António Júlio Duarte, textos de José Sarmento de Matos e design de Pedro Falcão.
Para o conseguir fazer, Nuno Miguel Borges, que trabalha em Marketing e Comunicação, entrevistou os autores do projecto – Carrilho da Graça e o arquitecto paisagista João Gomes da Silva, que explicaram as suas ideias, o processo criativo, as decisões tomadas e o resultado final.
Os trabalhos do livro sobre o Terminal de Cruzeiros, em edição bilingue – português e inglês – começaram em 2014. Pouco antes da obra começar, António Júlio Duarte começou a registar em imagens a história da sua construção. O levantamento do local onde a construção seria realizada foi feito e até meados de 2018 as visitas foram regulares acompanhando a construção, exprimindo, desta forma, o ponto de vista do fotografo. Neste caso particular, a utilização de um novo material estrutural que mistura cortiça com betão levou António Júlio Duarte a conhecer o processo de fabrico e a registar “de uma forma livre e poética” as alterações dos materiais durante o seu processo de fabrico.
O projecto de arquitectura das Termas Romanas de São Pedro do Sul, da autoria de João Mendes Ribeiro e João Gomes da Silva dá corpo ao segundo volume da colecção que está prestes a ser lançado. O texto histórico é do professor Jorge de Alarcão e o ensaio fotográfico de José Pedro Cortes. O design gráfico é de Pedro Nora.
O primeiro trabalho de Nuno Miguel Borges sobre projectos de arquitectura surgiu em 2012 com um livro sobre a renovação da Praça do Toural, em Guimarães. A colecção sobre projectos de arquitectura conta com testemunhos de historiadores que, em conjunto com designers gráficos e fotógrafos, registam “de uma forma pessoal” a edificação de um projecto de arquitectura. “Em cada livro da colecção a equipa é diferente sendo escolhida de acordo com a natureza do trabalho a realizar. O objectivo final é criar uma colecção vibrante e interessante com alguns dos melhores autores nacionais”, explica, ainda, o autor.
Além desta colecção, Nuno Miguel Borges é, também, responsável pelo lançamento, em 2007, do Projecto Martins sobre mobiliário desenhado por arquitectos portugueses.