Certificação de edifícios: pessoas primeiro!
A WELL é a primeira certificação de edifícios que coloca o bem estar dos ocupantes como prioridade. Hoje são mais de 250 os edifícios certificados no mundo.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A certificação WELL está a ganhar impulso da Europa e a influenciar o modelo de construção do imobiliário.
A WELL é a primeira certificação de edifícios concentrada, exclusivamente, na avaliação do bem estar dos seus ocupantes e tem como premissa que os imóveis são um meio para melhorar a saúde e o bem estar das pessoas. Esta tendência terá um impacto directo no mercado de escritórios a nível global, na medida em que a atracção e retenção de talentos é um factor estratégico para as empresas.
“A certificação WELL é uma ferramenta importante para orientar as empresas na adaptação dos seus escritórios e das suas políticas de bem estar, de forma a atender às exigências dos funcionários”, sublinha Laura Danzig, directora de Sustentabilidade da Cushman & Wakefield em Espanha que esteve recentemente em Portugal numa acção de divulgação deste instrumento que “procura proporcionar aos trabalhadores um estado de satisfação que favoreça o seu crescimento profissional e lhes permite atingir todo o seu potencial, para benefício deles próprios e da organização onde se inserem”.
Esta certificação agrupa os seus critérios em dez conceitos: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, acústica, materiais, mente e comunidade.
Do ponto de vista dos promotores esta é “fundamental”, para aqueles que “pretendem desenvolver projectos que estejam em linha com os requisitos das empresas em todo o mundo”, afirma a mesma responsável.
Em Portugal não existe ainda nenhum projecto certificado ou em fase de registo, muito embora sejam já vários os promotores interessados. Lançada em 2014, a WELL possui mais de 250 projectos certificados em todo o mundo, com destaque para os EUA (85), China (69), França (17) e Austrália (17). A Europa responde por 21% dos projectos certificados, num total de 55.