Certificação de edifícios: pessoas primeiro!
A WELL é a primeira certificação de edifícios que coloca o bem estar dos ocupantes como prioridade. Hoje são mais de 250 os edifícios certificados no mundo.

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A certificação WELL está a ganhar impulso da Europa e a influenciar o modelo de construção do imobiliário.
A WELL é a primeira certificação de edifícios concentrada, exclusivamente, na avaliação do bem estar dos seus ocupantes e tem como premissa que os imóveis são um meio para melhorar a saúde e o bem estar das pessoas. Esta tendência terá um impacto directo no mercado de escritórios a nível global, na medida em que a atracção e retenção de talentos é um factor estratégico para as empresas.
“A certificação WELL é uma ferramenta importante para orientar as empresas na adaptação dos seus escritórios e das suas políticas de bem estar, de forma a atender às exigências dos funcionários”, sublinha Laura Danzig, directora de Sustentabilidade da Cushman & Wakefield em Espanha que esteve recentemente em Portugal numa acção de divulgação deste instrumento que “procura proporcionar aos trabalhadores um estado de satisfação que favoreça o seu crescimento profissional e lhes permite atingir todo o seu potencial, para benefício deles próprios e da organização onde se inserem”.
Esta certificação agrupa os seus critérios em dez conceitos: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, acústica, materiais, mente e comunidade.
Do ponto de vista dos promotores esta é “fundamental”, para aqueles que “pretendem desenvolver projectos que estejam em linha com os requisitos das empresas em todo o mundo”, afirma a mesma responsável.
Em Portugal não existe ainda nenhum projecto certificado ou em fase de registo, muito embora sejam já vários os promotores interessados. Lançada em 2014, a WELL possui mais de 250 projectos certificados em todo o mundo, com destaque para os EUA (85), China (69), França (17) e Austrália (17). A Europa responde por 21% dos projectos certificados, num total de 55.