IFRRU 2020 com 200 contratos e 576 milhões de investimento
Foi assinado em Janeiro, o 200º contrato ao abrigo do IFRRU 2020, totalizando 576 milhões de euros de investimento destinados à reabilitação integral de edifícios.

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Foi assinado em Janeiro, o 200º contrato ao abrigo do IFRRU 2020. No total, no âmbito deste programa foram já canalizados um total de 576 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e para a melhoria do seu desempenho energético.
O IFRRU 2020 é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, sob a alçada do Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do Programa Portugal 2020, tem uma capacidade de financiamento de 1400 milhões de euros, gerando um investimento de cerca de 2000 milhões de euros.
Através das entidades bancárias seleccionadas, o Santander Totta, o BPI e o Millennium BCP, o programa disponibiliza empréstimos ou garantias, em condições mais favoráveis face às do mercado para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação e não só, incluindo soluções integradas de eficiência energética mais adequadas.
Dos 200 contratos de reabilitação assinados, 83 destes edifícios destinam-se à habitação, 107 estão destinados a actividades económicas várias e 10 a equipamentos de utilização colectiva e na área social. A grande maioria, 149, estão a ser promovidos por empresas e apenas 51 são promovidos por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.
Os projectos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delineadas pelos respectivos municípios, sendo já 65 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020, de um total das 308 câmaras municipais de Portugal Continental e Ilhas.