Leça da Palmeira: Piscina das Marés alvo de “profunda e minuciosa” reabilitação
Classificada como Monumento Nacional, o projecto da Piscina das Marés, de Siza Vieira, conta com um investimento superior a um milhão de euros
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, da autoria do arquitecto Álvaro Siza, está a ser alvo de uma profunda e minuciosa obra de conservação, restauro e reabilitação por parte da Câmara Municipal de Matosinhos, num investimento superior a um milhão de euros.
A obra foi determinada em virtude da deterioração de vários elementos, como a estrutura do betão armado, o tanque principal da piscina e o sistema de filtração de água salgada. Actualmente, os trabalhos nos tanques encontram-se suspensos devido às marés vivas neste período de inverno, estando em execução os novos balneários.
O projecto de intervenção em curso envolve a correção de patologias e a reposição do estado original dos espaços quer no exterior quer no interior do equipamento, incidindo sobretudo nas paredes enterradas, nas coberturas e nas superfícies expostas à erosão marítima e o consequente desgaste motivado pela utilização.
Os trabalhos abrangem também a renovação de redes e instalações eléctricas, a requalificação dos espaços exteriores e a sua ligação com a praia e com a via pública.
As alterações em curso incidem ainda sobre as instalações sanitárias com o objectivo de melhorar o seu funcionamento e a sua acessibilidade. Actualmente localizadas a norte, as instalações sanitárias serão deslocadas para Sul, de forma a ficarem abrigadas pelo corpo principal do equipamento e pelos muros da esplanada da cafetaria.
Classificada como Monumento Nacional (Decreto n.º 16/2011 de 25 de Maio), a Piscina das Marés é “uma referência incontornável da arquitectura modernista e que permanece em plena utilização”. Por se tratar de uma intervenção numa obra de arquitectura do século XX com características muito específicas, os métodos de intervenção estão ainda pouco testados. Assim, segundo o parecer vinculativo da Direcção Regional de Cultura do Norte, é indispensável o acompanhamento de Álvaro Siza e a permanente assistência técnica no que respeita à conservação dos elementos originais, mas também nas soluções (ao nível de materiais, artes e especialidades) para dar resposta a dificuldades técnicas inerentes à reparação do betão ou resultantes da grande exposição a agentes erosivos agressivos.