Merlin Properties chega ’em grande’ à Euronext Lisboa
A partir de hoje a Merlin Properties passa a ser cotada na Euronext Lisboa. Maior visibilidade e uma aproximação aos investidores internacionais, entre as motivações.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A partir de hoje, 15 de Janeiro, a Merlin Properties SOCIMI passa a ser cotada na Euronext Lisboa. A entrada na bolsa de Lisboa foi marcada com pompa e circunstância, e não é para menos, a maior empresa imobiliária cotada na bolsa de valores espanhola, entra em negociação com 470 milhões de acçõe de valor nominal de 1€ cada, reforçando o posicionamento de liderança da Euronext enquanto praça europeia para as empresas do sector imobiliário. A empresa é líder de real estate, entre as cotadas na Bolsa espanhola, com uma capitalização bolsista de 5,8 mil milhões de euros. A entrada na Bolsa de Lisboa faz-se através de dual listing, significando que a “Merlin não emitirá nem fará oferta por nenhuma acção nova vinculada à cotação em Portugal.” A par agora de Lisboa, as acções continuarão admitidas a negociação nas bolsas de valores de Madrid, Barcelona, Bilbao e Valência.
A entrada na bolsa de Lisboa reafirma a aposta do grupo em Portugal e vem de fortalecer a sua posição, conhecimento de marca e visibilidade no mercado português. “As perspectivas de crescimento económico, os excelentes fundamentais do sector imobiliário e o contexto de estabilidade política actual confirmam o apelo de Portugal para nós. Como pretendemos continuar a aumentar a nossa presença no país, é essencial que a Merlin Properties seja cotada aqui”, justifica Ismael Clemente, vice-presidente e CEO da Merlin.
Este é também um ‘piscar de olhos’ a potenciais investidores portugueses, que hoje representam apenas 1% da carteira de investidores na SOCIMI. Mas a admissão das acções da Merlin no mercado pan-europeu Euronext irá aumentar a visibilidade da SOCIMI também junto de uma comunidade alargada de investimento internacional.
A Merlin é o primeiro REIT espanhol a ser cotado no mercado regulamentado do grupo Euronext e irá juntar-se às outras sete SOCIMI que se encontram admitidas à negociação no Euronext Access, um dos MRF operados pelo Grupo Euronext. Este é já um mercado de referência para as empresas do sector imobiliário, contando com mais de 100 empresas do sector, o que representa uma capitalização bolsista total de cerca de 122 mil milhões de euros.
Crescimento em Portugal
A Merlin Properties possui nove edifícios de escritórios em Lisboa e um centro comercial, que lhe conferem rendas anuais agregadas de 45 milhões de euros e uma taxa de ocupação de quase 100%. Do seu portfólio imobiliário consta ainda terrenos para desenvolver novos activos logísticos no Lisboa Park, em Vila Franca de Xira. Será através deste que a empresa conta crescer no país nos próximos anos, estando previsto um investimento de 150 milhões de euros no Lisboa Park, a realizar nos próximos anos. Em fase de arranque está já a construção da primeira nave, o que representará um investimento de 30 milhões de euros, a concluir já em 2020. É o primeiro grande teste ao mercado e que ditará o ritmo de crescimento do parque logístico localizado às portas de Lisboa.