Custos da construção de habitação nova aceleram
Os custos de construção de habitação nova aumentaram em Novembro de 2019 2,4%, revela o Índice de Custo de Construção de habitação (ICCHN), divulgado hoje.
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Os custos de construção de habitação nova aumentaram em Novembro de 2019 2,4%, mais 0,1 pontos percentuais (pp) que observado no mês anterior revela o Índice de Custo de Construção de habitação (ICCHN), lançado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O custo com a mão de obra, com uma variação de 5,3% face ao período homólogo, e uma variação mensal de 2,6% é o maior responsável por este crescimento.
Variação homóloga
Segundo o INE, no mês em análise os preços dos materiais aumentaram 0,4% (uma subida idêntica ao mês anterior), já o custo da mão de obra aumentou em Novembro 5,3%, mais 0,2 pp que no mês de Outubro. O custo da mão de obra contribuiu com 2,2 pp para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN, ao passo que a componente dos materiais contribuiu com 0,2 pp para a variação total do índice.
Variação em cadeia
A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 1,1% em Novembro, com o custo dos materiais a registar uma variação de 0,1% e o custo da mão de obra de 2,6%. A componente de mão de obra contribuiu com 1,0 pp para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN. A contribuição da componente dos materiais foi de 0,1 pp.
O ICCHN é uma estatística derivada que tem como objectivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.