Smart Studios Sta Apolónia
Coliving: Portugal tem potencial para chegar às 18 mil camas
O estudo, realizado pela JLL, coloca Lisboa e Porto entre as 40 cidades europeias mais apetecíveis para o Coliving
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Identificado como um dos mais promissores segmentos do imobiliário “alternativo” em toda a Europa, a oferta de Coliving tem potencial para crescer mais de 25 vezes no nosso país, conclui um estudo inédito sobre este sector, desenvolvido pela JLL em parceria com a Joyn, operadores em Coliving.
“Portugal Coliving- Follow the Trend” foi apresentado esta quarta-feira e atenta no potencial e atractividade deste tipo de habitação como uma das soluções residências a desenvolver nos próximos anos. Além de analisar a realidade portuguesa e europeia de Coliving, apresenta ainda as principais tendências, características, públicos alvo e tipos de projecto que existem neste segmento.
O estudo estima que a procura potencial para este tipo de habitação partilhada possa atingir entre 16.000 a 18.000 camas em Lisboa e no Porto, ou seja, mais de 25 vezes o actual pipeline. De acordo com este research, as duas cidades portuguesas contabilizam actualmente apenas 50 camas de Coliving em operação e uma carteira de outras cerca de 570 em desenvolvimento para os próximos dois anos.
Este pipeline inclui o projecto Smart Studios, com 114 camas em Santa Apolónia, previsto para dar resposta aos profissionais do Hub Criativo do Beato, junto ao qual nascerá outro projecto de Coliving com aproximadamente 120 camas. Para o centro de Lisboa está previsto o maior dos projectos, com 300 camas e vários espaços de Coworking. Para o Porto está projectado um Coliving com 40 camas, a ser operado pela B-Hive Living.