Projecto TransSmart apresenta resultados da transformação digital na construção
A conferência vai contar com a participação de Flavio Bono que vai mostrar os desafios dos Digital Twin ao nível do Ambiente Construído

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A conferência do projecto TransSmart – Ambiente Construído Inteligente, desenvolvido pelo Instituto da Construção , da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), realiza-se no dia 4 de Dezembro, no qual vai contar com a presença de Flavio Bono, líder do projecto SmartBuild da Comissão Europeia – JRC- Joint Research Centre.
Com o tema, “Digital Transformation challenges of the European Construction Sector”, Flavio Bono vai mostrar quais são os desafios da implementação dos Digital Twin ao nível do Ambiente Construído.
A conferência conta com um segundo momento em que serão apresentados os resultados do projecto TransSmart e algumas das acções desenvolvidas no seu contexto. Trata-se do painel, “Apresentações TransSmart – Fórum Tecnológico, Base de dados e Acções”.
Num terceiro momento o evento tem a participação das várias entidades parceiras do Instituto da Construção e que vão partilhar as suas experiências e visões sobre o tema. São elas a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC), a Fundação Côa Parque, MatosinhosHabit, Parque Escolar e Ubiwhere.
A participação destas entidades vai contribuir para a divulgação de iniciativas e o esclarecimento e posicionamento dos diversos agentes do sector da construção para os desafios do ambiente construído inteligente.
Posteriormente a este evento será lançado, no site do projecto, um documento estratégico que fará uma síntese dos desafios, das acções e do posicionamento dos agentes do sector da construção para a materialização do ambiente construído inteligente nos eixos do projecto “Edificações Sustentáveis, Construções Age-friendly, Regeneração das Construções”.