JLL responsável pela renovação da galeria comercial do Saldanha Residence
Através da abordagem RE_Generation, o objectivo foi adequar o Saldanha Residence aos novos desafios do retalho e novos hábitos de consumo
CONSTRUIR
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
Localizado em plena avenida Fontes Pereira de Melo, num dos principais eixos do mercado de escritórios de Lisboa e junto ao comércio, serviços e transportes, o Saldanha Residence foi alvo de uma remodelação através da abordagem RE_Generation, desenvolvida pela JLL.
Responsável pela gestão do centro comercial, no final de 2014 – com o aval do proprietário – a JLL deu início a estudo de Design Audit, com o objectivo de capacitá-lo para responder aos novos desafios que começavam a emergir no mundo do retalho e de adaptá-lo às novas tendências e hábitos de consumo, aumentando ao mesmo tempo a sua competitividade. Este trabalho culminou num projecto de remodelação desenvolvido faseadamente e concluído em 2019, transformando por completo o centro, que passou a oferecer novas marcas e novos espaços de compra e lazer.
“O objectivo foi identificar os principais problemas do centro comercial e propor as melhores soluções para adaptar o projecto às novas condições de mercado, considerando as vertentes de design e comercial, levando ao sucesso de um complexo desta natureza”, lembra Patrícia Araújo, Head of Retail da JLL, uma das intervenientes no projecto. Miguel Kreiseler, diretor de Projet & Asset Management, e Mário Santos, da área de Design & Design Management, foram os outros intervenientes na equipa técnica da JLL, responsável pela concepção e implementação do projecto, que contou ainda com a consultoria externa da Conceito Arquitetos na área de arquitectura e da Naperon em design gráfico.
O piso da praça da restauração foi o primeiro a ser alvo de obras, que arrancaram em Fevereiro de 2017 e que, conforme a abordagem implementada pela JLL, foram realizadas sem interromper o funcionamento do centro. “Quando os trabalhos desta primeira fase de remodelação terminaram, em Março de 2019, saltava à vista o seu impacto positivo no desempenho do centro, resultando na atracção de novas marcas, no aumento da ocupação da área comercial e do tráfego e, consequentemente, da procura gerada pelos seus clientes.”, conta Patrícia Araújo.
A segunda fase de obra foi realizada durante o último verão, compreendendo a remodelação total do piso 1, onde foram criados novos factores de atractividade para o centro. “A partir da melhoria do seu layout comercial, foram geradas novas áreas de interesse para a instalação de marcas fortes; sendo que uma vez mais, toda a obra foi realizada sem necessidade de fechar o centro ou interromper a sua operação, minimizando os danos para o proprietário e inquilinos”, diz a responsável.
O Saldanha Residence tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 7.400 m² com 60 lojas distribuídas por dois pisos comerciais, incluindo uma área de restauração com 400 lugares sentados e um parque estacionamento subterrâneo com 360 lugares. Entre as principais marcas presentes incluem-se o ginásio Pump, a Massimo Dutti, a Bimba y Lola, a Padaria Portuguesa, o Celeiro, a Hugo Boss e a Lanidor, além de uma praça de restauração com conceitos diferenciadores e actuais.