Instituto da Construção apresenta projecto TransSMART na Concreta 2019
Um dos objectivos do projecto TransSMART passa pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico do conceito Smart Building Environment
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto TransSMART – Ambiente Construído Inteligente, desenvolvido pelo Instituto da Construção (IC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai estar presente na Concreta, que se realiza entre 21 a 24 de Novembro, na Exponor, Matosinhos.
O projecto surge das necessidades e exigências colocadas sobre o sector da construção e agrega diversas acções que pretendem contribuir para melhorias do sector, do desempenho individual dos diferentes agentes e do processo construtivo como um todo, bem como para um maior valor acrescentado das suas realizações.
Está identificado que a fileira da construção é o maior consumidor mundial de recursos e matérias-primas e um dos principais produtores de resíduos e, simultaneamente são conhecidas um conjunto de lacunas no sector que impedem a sua transformação e modernização. Trata-se sobretudo de dificuldades em integrar conhecimento ao ritmo a que este está a evoluir; de atrair e fixar os melhores recursos humanos; ser pouco tecnológico e digital. Precisa, por isso, de melhorar a formação dos seus agentes, perceber que o valor acrescentado decorre do reforço da noção de fileira e oferecer soluções mais sustentáveis, eficientes e compatíveis com as visões do ambiente construído inteligente.
Deste modo, os objectivos operacionais e estratégicos do projecto TransSMART passam pela identificação, sistematização, disseminação, teste, implementação e transferência para os agentes da construção, de acções que reforcem o conhecimento científico e tecnológico no âmbito da transformação digital e do Smart Building Environment. Esta visão inteligente e o sucesso da inovação implica um correcto balanceamento e envolvimento das tecnologias, dos processos e dos agentes da construção.
A presença na CONCRETA, evento que reúne a fileira da construção, desde o segmento dos materiais, empresas promotoras/construtoras, engenharia, arquitectura e design, “vai permitir a sua divulgação junto dos agentes e o fomento de parcerias para o desenvolvimento/implementação de soluções “SMART” para o sector”.