CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No mês em que se comemora mundialmente a arquitectura, a Quercus apresenta o Ecocasa – um projecto inovador no nosso país que ajudará os portugueses a adoptar hábitos de consumo sustentáveis nas suas casas. O site www.ecocasa.pt estará disponível, de forma totalmente gratuita, a partir desta terça-feira, dia 22 de Outubro.
“É dentro de casa que passamos a maioria do tempo. O consumo de energia dos edifícios, incluindo todo o seu ciclo de vida, representa 36 % do consumo de energia em todo o mundo – na União Europeia o valor é superior à média mundial (40 %) – e cerca de 40 % das emissões directas e indirectas de dióxido de carbono. É o momento de fazermos a diferença e diminuirmos a pegada ecológica no planeta”, alerta Aline Guerreiro, da direcção da Quercus e coordenadora do ECOCASA.
O sector energético, com principal destaque para as opções relacionadas com a climatização, apresenta o mais elevado potencial de poupança, com base em melhorias simples, mas fundamentais: a utilização de caixilharias eficientes, a colocação de estores nos locais necessários, entre outras medidas, promovem de forma decisiva um correto isolamento das casas.
A adopção de medidas de eficiência hídrica é também essencial. A redução de caudal nas torneiras pode gerar poupanças na ordem dos 30 a 45 % no consumo de água, originando também poupança de energia.
De acordo com a Directiva (UE) 2018/844, que altera a Directiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios, estes têm até 2021 para assegurar o uso de quantidades quase nulas de energia para climatização, assim como para o aquecimento de água. Neste contexto, o projecto pretende, além da componente de sensibilização e aconselhamento, apresentar soluções concretas e modificar comportamentos e hábitos na gestão, renovação ou aquisição de uma casa.
O Ecocasa apresentará em breve quatro simuladores de poupança: eficiência hídrica, eficiência energética, certificação energética de edifícios e gestão de resíduos. Além disso vai também estar preparado, a partir de 22 de Outubro, para responder a questões sobre eficiência energética, eficiência hídrica, construção sustentável e gestão de resíduos, através do correio electrónico ecocasa@quercus.pt ou em formulários no site.
Este projecto conta com o apoio de empresas do sector dos materiais de construção, com uma forte aposta na responsabilidade ambiental: Amorim Isolamentos, Gyptec Iberica, Onduline, Technal e Climalit Plus e com o apoio institucional do Portal da Construção Sustentável.